O que é aterosclerose?

Perguntado por: ooliveira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 10 votos

A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.

As obstruções nas artérias que nutrem o coração (artérias coronárias) são graves e podem ser fatais, dependendo do grau de obstrução. O colesterol elevado no sangue é uma das principais causas do acúmulo de gordura nas paredes das artérias, provocando seu “entupimento”, ou seja, a aterosclerose.

Entre sintomas que podem ser um indicador de aterosclerose, podemos destacar:

  1. sensação de peso ou de aperto no coração;
  2. sensação de queimação no peito;
  3. pontadas e dores mais agudas no peito ao realizar atividades físicas mais intensa;
  4. falta de ar;
  5. sudorese e suor frio.

Consequências da aterosclerose
A aterosclerose, por causar a obstrução das artérias, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio. Assim, junto a essas doenças, tornou-se uma das maiores causas de mortalidade no mundo.

O diagnóstico da aterosclerose é feito por um angiologista, por meio, basicamente, de dois tipos de exames. O primeiro é o exame de sangue, realizado para pesquisar fatores de risco para a doença. O segundo é o exame de imagem, capaz de detectar a presença de placas perigosas.

O consumo excessivo de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC.

Parar de fumar, tomar medicamentos prescritos pelo médico, fazer exercícios físicos, ter uma dieta saudável, controlar a pressão arterial e o colesterol são medidas fundamentais para prevenir e tratar a aterosclerose.

Atualmente existem apenas duas formas de identificação das placas de gordura e cálcio nas veias. A mais comum delas é o teste ergométrico.

Entre as principais fontes de proteínas, estão o leite e seus derivados, as carnes e os ovos. Recomendam-se os leites desnatados por conterem menos calorias e menos gorduras.

Nitratos. A maioria das pessoas recebe nitroglicerina, que alivia a dor pela diminuição da pressão arterial, reduzindo assim a carga de trabalho do coração, possivelmente pela dilatação das artérias. Normalmente, ela é administrada sob a língua primeiramente e, em seguida, por via intravenosa.

A regressão da aterosclerose, daquelas placas de gordura, é sim possível! Isso foi demonstrado em inúmeros estudos científicos. Mas não é fácil de fazer. Se você tem placas no coração, nas coronárias, placas em carótidas, placas em aorta, é sim uma boa notícia.