O que é assepsia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Assepsia é o estado de estar livre de microrganismos causadores de doenças. Na moderna tecnologia médica existem duas categorias de assepsia: a assepsia médica; e a assepsia cirúrgica.

Assepsia é uma palavra gramaticalmente classificada como substantivo feminino. Significa método, ou o conjunto de métodos, utilizados para impedir a invasão de germes patogênicos no organismo, visando-se prevenir infecções. Podemos perceber que a assepsia é a limpeza que ocorre preventivamente.

O significado de assepsia é “ausência de germes, entre eles bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar doenças”.

Assepsia e Antissepsia: diferença e o que são
A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva.

O procedimento de assepsia da pele deve ser realizado com álcool a 70%, friccionar o algodão embebido por 30 segundos e, em seguida, esperar mais 30 segundos para permitir a secagem da pele, deixando-a sem vestígios do produto, de modo a evitar qualquer interferência do álcool na aplicação.

Existem dois tipos ou categorias principais de assepsia: assepsia médica e assepsia cirúrgica.

Pode ser realizada por métodos físicos ou químicos. - Através do calor, pelos processos de autoclavagem ou com água em ebulição, ou com a flambagem, estufa ou incineração. - Através da radiação, com raios UV ou com raios gama. - Através da filtração, que remove microrganismos de gases e líquidos.

O que é a antissepsia:
Os procedimentos de antissepsia são muito comuns em hospitais e laboratórios, pois são locais onde há uma grande concentração de pessoas predispostas a serem contaminadas por microrganismos infecciosos, devido a baixo imunidade corporal provocada por uma doença, por exemplo.

A antissepsia cirúrgica das mãos é o procedimento que tem como objetivo eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.

O (PVPI) Iodopovidona pode ser utilizado na assepsia das mãos, regiões para injeção, campos cirúrgicos etc.