O que é ariranha?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 11 votos

A ariranha, também conhecida popularmente como onça-d'água, lontra-gigante e lobo-do-rio, é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. É o membro mais antigo dos mustelídeos, um grupo de predadores de sucesso global, alcançando até 1,7 metro.

As ariranhas são mamíferos carnívoros de hábitos semiaquáticos que pertencem à família Mustelidae. São animais conhecidos também como onça-d'água e lontra-gigante, e seu nome científico é Pteronura brasiliensis.

Ariranha, lontra gigante, onça- d'água (português), giant otter, giant brazilian otter (inglês), arirai, lobito de cola ancha, lobo del río, lobo del río grande, lobo gargantilla, perro de água, lobo corbata, nutria gigante, londra (espanhol).

Vale destacar que sua mordida é muito forte, o que facilita matar e digerir suas presas. Nos rios, as ariranhas mergulham para encontrar alimento e quando têm a presa na boca, saem da água para comê-las.

É muito comum confundirmos ariranhas com lontras (Lontra longicaudis). Entretanto, a ariranha é cerca de três vezes maior que a lontra, possui uma cabeça maior e com olhos grandes, além de ser uma espécie social, geralmente avistada em grupos durante o dia.

Ariranha, também conhecida como lontra-gigante, é um vertebrado pertencente à classe Mammalia que habita ambientes de água doce e sua distribuição ocorre pela América do Sul. A ariranha ou lontra-gigante é um mamífero carnívoro de corpo alongado, pelagem densa e com várias adaptações à natação.

A ariranha divide o continente sul-americano com três dos quatro membros do gênero Lontra: a lontra-neotropical, a Lontra provocax e a Lontra felina.

De fato, o mamífero, que é parente das lontras, ataca quando se sente ameaçado. Recomenda-se não chegar perto das tocas onde o bicho vive em épocas de reprodução, como a maioria dos outros animais da fauna brasileira. Entretanto, zoólogos reconhecem a ariranha como um animal dócil e que geralmente teme seres humanos.

O nome é derivado do tupi-guarani ari'raña, que significa "onça d'água". O nome Ptenura vem da junção das palavras gregas pteron e ura, que significam "pena" ou "asa e cauda", fazendo referência a cauda da ariranha, que lembra uma asa.

As ariranhas tem papel fundamental no controle da população de peixes e no equilibro ambiental dos rios, já que se alimentam principalmente de piranhas, caranguejos, cobras e pequenos jacarés. Em seu habitat, são predadores no topo da cadeia alimentar.

A ariranha alimenta-se, principalmente, de peixes, podendo estar incluídos também em sua alimentação alguns invertebrados, como moluscos e crustáceos, além de pequenos vertebrados, como alguns mamíferos e aves.

De acordo com pesquisas, a perda de habitat natural e a caça (para venda da pele do animal, usada na produção de casacos comercializados no exterior) provocaram o desaparecimento das ariranhas no bioma.

A ariranha é uma espécie endêmica da América do Sul, ocorrendo, no passado, na maioria dos países. No Brasil, ocorria nos biomas Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Amazônia, entretanto, devido principalmente à caça intensiva e indiscriminada, verificou-se uma grande redução populacional.