O que é assoreamento?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Assoreamento é o processo pelo qual o leito de um rio ou lago se eleva em função do acúmulo de sedimentos e detritos levados para dentro dele pela água das chuvas, que retira esse material por erosão de regiões desmatadas, próximas ou distantes.

Assoreamento é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. O fenômeno geralmente acontece quando o curso d'água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio).

A erosão das margens de rios e lagos, por causa da supressão vegetal, causam o depósito de sedimentos e em decorrência o assoreamento, o processo se agrava quando se instala reservatórios artificiais, mudando o equilíbrio dos cursos d'água próximos ao reservatório, ocasionando problemas relativos a erosão e ...

Quais são as consequências do assoreamento? O assoreamento reduz o volume de água, torna-a turva e impossibilita a entrada de luz, dificultando a fotossíntese e impedindo a renovação do oxigênio para algas e peixes.

O assoreamento é o acúmulo excessivo de material sedimentar no leito dos rios e redes de drenagem. O assoreamento é o processo de alteração e/ou degradação dos rios e cursos d'água em geral em virtude do acúmulo de sedimentos em seu leito.

Obstrução, por areia ou por sedimentos quaisquer, de um rio, canal ou estuário, geralmente em conseqüência de redução da correnteza.

Um rio em processo de assoreamento pode provocar alagamentos ao receber um grande volume de água da chuva, além de ter a qualidade da sua água prejudicada, causando desequilíbrio ao ecossistema por onde percorre.

O processo de assoreamento poderia ser evitado com o melhor uso do solo, principalmente em áreas frágeis. Retirar a cobertura vegetal das margens do rios, seja por meio de desmatamento ou queimada, é a principal causa de assoreamento de rios e outros corpos d'água.

O Assoreamento é o acúmulo de areia, solo desprendido de erosões e outros materiais levados até rios e lagos pela chuva, vento ou ação humana. Quando o assoreamento ocorre, cabe às matas ciliares servirem de filtro para que este material não se deposite sob a água.

istock.com / NeilBradfield A erosão do solo pode ser causada por meio da ação de alguns agentes erosivos, assim como: agente pluvial, fluvial, marinho, eólico, glacial e gravitacional.

Atuando como uma barreira natural, a mata ciliar é um importante domínio natural. Tal processo ocorre quando essas matas, através de suas raízes, seguram o solo das margens dos rios, evitando casos de erosão fluvial, em que as águas desgastam as bordas que as comprimem e provocam abalos na estrutura superficial.

O processo de dragagem, nesse caso, foi feito pela Prefeitura. Nesse sentido, diminuir o assoreamento, acúmulo de terra no rio, recompor a mata ciliar, para evitar que o solo fique exposto à chuva, e não poluir, diminuindo o despejo de esgoto e lixo, são essenciais para ressuscitar um rio.

Tipos de drenagem
Endorreica: São os rios que deságuam em outro lago ou rio. Exorreica: São os rios que deságuam no mar. Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)

Em essência, a drenagem é um processo que tem o objetivo de gerenciar o escoamento e a absorção da água nos cenários de infraestrutura urbana. Dessa forma, a drenagem do solo consiste na retirada do excesso de água.

Esse tipo de dreno consiste basicamente na colocação de uma camada de material drenante (como brita) dentro de um tecido permeável, como uma manta geotêxtil Bidim, por exemplo. Para conduzir a água para um local apropriado, o sistema é ligado a uma tubulação.