O que é bncc?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 16 votos

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Os fundamentos pedagógicos da BNCC possuem dois pressupostos: o foco no desenvolvimento de competências e o compromisso com a educação integral. Isso implica discutir o que os/as estudantes devem "saber" e o que devem "saber fazer".

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e reúne uma série de diretrizes e orientações que devem guiar a educação geral básica nas escolas brasileiras.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

As 5 áreas do conhecimento da BNCC do ensino fundamental

  • Linguagens: nos anos iniciais (1º ao 5º ano), tem como componentes curriculares Língua Portuguesa, Arte e Educação Física. ...
  • Matemática.
  • Ciências da Natureza.
  • Ciências Humanas: tem como componentes curriculares a Geografia e a História.
  • Ensino Religioso.

Desde o ingresso na Educação Infantil, os alunos já começam a desenvolver as dez competências gerais da BNCC. Nesta etapa, sua aprendizagem e seu desenvolvimento são assegurados por seis direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

5. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. O quinto e último campo de experiência trata das questões que servem para entendimento básico da criança.

Quais são os eixos da Educação Infantil?

  • Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.

São eles: Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens. Esse é o principal objetivo da educação infantil, determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).