O que é argumento?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 20 votos

Um argumento pode ser definido como uma afirmação acompanhada de justificativa ou como uma justaposição de duas afirmações opostas, argumento e contra-argumento.

Um argumento possui sempre uma conclusão e uma ou mais premissas. Em princípio, quanto maior o número de premissas mais convincente será o argumento. Assim, para termos um argumento é necessário dois tipos de afirmações: premissas e conclusões.

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”. Será que essa afirmação é verdadeira?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

7 tipos de argumentos e como usá-los

  • Argumento de evidência. Método muito usado no meio jornalístico e acadêmico-científico, esse se apoia fundamentalmente na análise de dados, como estatísticas, e provas concretas. ...
  • Argumento de referência histórica. ...
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento de associação. ...
  • Argumento de enumeração.
  • Argumento de autoridade. É quando se utiliza uma personalidade importante para o tema que se está abordando ou até mesmo uma fala dela para enfatizar ainda mais seu ponto de vista sobre o assunto. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

Dicas valiosas para aprender a argumentar bem

  1. Dica 1 – Seja confiante. Ter segurança e autoconfiança no momento de expor uma ideia é essencial para convencer o interlocutor ou ouvinte. ...
  2. Dica 2 – Busque conhecimento. ...
  3. Dica 3 – Seja tranquilo e cordial. ...
  4. Dica 4 – Invista em um curso de oratória.

Sinônimo de argumento

  1. Alegação: 1 alegação, argumentação, razão, fundamento, justificativa, premissa, pressuposto, pretexto, considerando, recurso.
  2. Raciocínio: 2 raciocínio, reflexão, exposição, discurso, especulação, silogismo.
  3. Refutação: ...
  4. Debate: ...
  5. Prova ou indício: ...
  6. Enredo de cinema, teatro, televisão:

Uma opinião (exceto a tal 'opinião bem fundamentada', que muitas vezes é, na verdade, um argumento) é apenas uma escolha arbitrária de ideias fundamentados nas preferências individuais de alguém. Já os argumentos surgem da análise, reflexão crítica, raciocínio lógico e informação a respeito do assunto.

Além de conclusão e premissas, são indispensáveis mais três condições: As premissas do argumento devem ser verdadeiras ou pelo menos aceitáveis para uma pessoa razoável. As premissas devem oferecer informações relevantes para justificar a conclusão.

Um texto argumentativo busca transmitir um ponto de vista sobre um tema em particular com a intenção de persuadir o receptor. Por exemplo: uma carta de opinião. Estes tipos de textos predominam frequentemente nos debates públicos, nas negociações e nos parlamentos nacionais.

Os principais tipos de argumentos para usar na redação

  • 1- Argumentos de autoridade.
  • 2-Argumentos de comprovação.
  • 3- Argumentos de exemplificação.