O que é apneia?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 5 votos

A apneia do sono é uma alteração caracterizada por pausas respiratórias que podem ocorrer enquanto dormimos. Há três tipos de apneia: Apneia obstrutiva do sono: É a forma mais comum da apneia do sono, na qual os músculos da orofaringe relaxam, obstruindo as vias aéreas e tornando a respiração difícil e barulhenta.

Apneias: quando há obstrução total das vias respiratórias, que faz a pessoa parar de respirar por pelo menos dez segundos durante o sono; Hipopneias: quando há uma diminuição do fluxo respiratório entre 30% e 50%, sem que a pessoa pare de respirar completamente.

As principais causas da apneia do sono são as obstruções das vias aéreas e as alterações no sistema do cérebro responsável por controlar a respiração.

Uma crise de apneia é um episódio em que a criança para de respirar involuntariamente e perde a consciência por um curto período após um acontecimento ou experiência assustadora, ou emocionalmente perturbadora ou dolorosa.

Não, a apneia do sono não tem cura. Quem sofre com essa síndrome passa noites mal dormidas e sente muita sonolência durante o dia.

A apneia do sono aumenta a probabilidade do paciente desenvolver doenças potencialmente letais. Está associada ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes.

Tente dormir de lado para ajudar as vias aéreas a permanecerem abertas, reduzir o ronco e aliviar a apneia leve, de acordo com os especialistas da John Hopkins Medicine.

Decúbito Lateral
Em alguns pacientes, a apneia obstrutiva do sono (AOS) pode ser resolvida com melhora da patência faríngea (capacidade de manter uma via desobstruída) pelo sono lateral. Ou seja, em decúbito lateral (deitado de lado), as vias aéreas tendem a ficar mais estáveis e menos propensas a fechar.

Quando uma pessoa sofre com a apneia do sono, sua qualidade de vida é interferida bruscamente. É comum sentir dificuldade de dormir e acordar se sentindo indisposto durante o dia, por exemplo. Como resultado, o desempenho no trabalho e nas atividades cotidianas diminui significativamente.

Com o envelhecimento, o organismo tende a ter a musculatura e os ligamentos mais enfraquecidos, e isso pode causar uma piora da obstrução das vias aéreas. Além disso, é comum que as pessoas ganhem peso com a idade e o acúmulo de gordura também aumenta o risco de apneia do sono.

Pessoas com apneia do sono frequentemente ficam muito sonolentas durante o dia, roncam alto e ficam ofegantes ou têm episódios de asfixia, interrupções na respiração e despertares súbitos com engasgos.

Atualmente, não existem medicamentos eficazes para o tratamento da apneia do sono.

Chá de camomila
E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse. Quem tem apneia do sono pode ser um dos maiores beneficiados, já que, nesta condição, os níveis de cortisol aumentam quando o distúrbio não é tratado.

O otorrinolaringologista especialista Medicina do sono é um dos profissionais mais indicados para tratar roncos e apneias devido ao seu profundo entendimento das áreas que causam esses distúrbios, avaliando o paciente de maneira mais efetiva e reduzindo os problemas ocasionados por tais condições.

As crises de apneia ocorrem em menos de 1% até cerca de 5% das crianças de outro modo saudáveis. Elas em geral começam no primeiro ano de vida e atingem o pico aos dois anos de idade. Elas desaparecem por volta dos quatro anos de idade em 50% das crianças e por volta dos oito em 83% das crianças.