O que é aplv?

Perguntado por: idomingues . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 16 votos

O que é APLV? O APLV é uma alergia alimentar causada pelo sistema imunológico de um bebê que reage a proteínas do leite de vaca. Alguns bebês podem desenvolver APLV depois de comer ou beber produtos contendo proteína de leite de vaca, o que pode causar uma reação imune resultando em sintomas alérgicos.

Respiratórios – Coriza, obstrução nasal, chiado, respiração difícil e tosse (todos não associados a infecção). São sintomas mais raros. Cutâneos (da pele) – Urticária (placas vermelhas na pele), sem relato de infecção, ingestão de medicamentos ou outras causas.

Como identificar a APLV
Geralmente, é feito pelo histórico familiar do paciente e pelo conjunto de reações alérgicas já observadas pelos pais. O pediatra também fará um exame físico, com atenção especial à nutrição. Ele poderá observar: A idade que o bebê tinha quando apareceram os sintomas.

A APLV tem cura. No entanto, nem tudo é preto no branco. Na verdade, o tratamento da alergia ao leite de vaca deve ser realizado durante um período de tempo até que a criança desenvolva a tolerância ao leite. E, em 90% dos casos, elas conseguem voltar a consumir o alimento normalmente.

Uma criança com dois anos ou mais pode desenvolver redução das enzimas lactase, e por conta dessa intolerância à lactose, na presença de irritações intestinais, pode-se optar por uma dieta com iogurtes e coalhadas sem lactose, e leites com baixo teor de lactose ou 0 lactose.

Aditivos que podem conter traços de leite, como corantes, aroma ou sabor natural de manteiga, margarina, leite, caramelo, creme de coco, creme de baunilha, iogurte, doce de leite e outros derivados do leite.

O diagnóstico da APLV não é feito em apenas uma consulta. Ele começa com a suspeita, passa pela história clínica do paciente e só é concluído com exames de sangue, testes na pele ( prick teste) e teste de provocação oral e os resultados da dieta de exclusão.

A APLV desenvolve-se geralmente antes do primeiro ano de vida. Até 3 em cada 100 bebês desenvolverão APLV em seu primeiro ano de vida. A APLV é muito rara em crianças maiores de 6 anos de idade. A APLV desenvolve-se geralmente antes do primeiro ano de vida.

1) Evitar fumo e álcool durante a gestação; 2)Manter aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida, sem a introdução de leite de vaca e de alimentos complementares até os seis meses de vida do bebê; 3) Uma das principais causas de sensibilização ao leite de vaca é a exposição precoce.

As principais complicações clínicas da APLV envolvem: diarreia, enterorragia, eczemas, dermatite atópica, asma e em casos graves, anafilaxia.

Muito mais rara do que APLV, a alergia à banana pode acontecer porque ela contém uma proteína semelhante ao látex. Portanto, a fruta quando consumida por pessoas sensíveis a esse tipo de proteína pode desencadear processos alérgicos.

Então o consumo de carnes, aves, peixes, ovos estão liberados, e são importantes fontes de proteína. Além das proteínas, o nutriente mais abundante no leite e seus derivados é o cálcio. E esse é um nutriente de atenção para a mãe que amamenta um bebê APLV.

A intolerância a lactose se torna mais comum em crianças acima de cinco anos de idade. A intolerância à lactose não causa nenhuma lesão ou inflamação no intestino. A alergia a proteína do leite de vaca (APLV) é uma resposta imunológica do organismo à proteína do leite, que pode ser de vaca, de cabra, de búfala.

A única forma de tratamento da APLV é a exclusão total da proteína alergênica da alimentação da criança, com prescrição de dieta substitutiva que proporcione todos os nutrientes necessários.