O que é apêndice?
O apêndice é uma pequena extensão do intestino grosso que serve como um depósito para bactérias, cuja função é auxiliar na digestão dos alimentos que ingerimos e que fazem o percurso do sistema digestivo, da boca até o ânus.
O que leva a pessoa a ter apendicite
Causas: Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.
O que é o apêndice no corpo humano
Como já falamos acima, o apêndice é uma pequena extensão do intestino grosso, com o formato de uma pequena bolsa, e possui cerca de 10 cm. Ele está localizado na região inferior direita do abdômen.
Como identificar se é apêndice
A apendicite pode causar dor em toda a região da barriga, porém o mais comum é que a dor ocorra na parte inferior do abdome do lado direito. Saber onde dói, quando se trata de uma possível apendicite, pode auxiliar na hora de buscar atendimento médico e diagnosticar a condição precocemente.
Onde se localiza o apêndice
O apêndice é um pequeno órgão em forma de tubo ligado ao intestino grosso, na parte inferior direita do abdômen. Quando infeccionado, causa sinais e sintomas de apendicite. A apendicite é uma emergência.
O que muda depois da retirada do apêndice
Pós-operatório, recuperação na apendicectomia
Em ambos os casos, pode surgir alguma dor ou hematomas na zona das incisões nos primeiros dias após a operação. Para aliviar a dor e desconforto, normalmente são prescritos alguns analgésicos. Em casos de apendicectomia laparoscópica, pode surgir alguma dor no ombro.
Como é uma crise de apendicite
A dor da apendicite ocorre do lado direito na parte baixa do abdômen. Fique atento, pois é necessário atendimento médico com urgência. Apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso.
O que é bom para desinflamar o apêndice
Como tratar a apendicite
Entretanto, é possível fazer um tratamento medicamentoso por meio de antibióticos, que tem uma taxa de efetividade de três em cada dez pacientes, sendo mais aconselhado fazer a antibioticoterapia e a intervenção cirúrgica.
O que fazer para evitar a apendicite
Infelizmente, não há como evitar uma crise de apendicite, pois a ocorrência de uma obstrução no apêndice é um evento imprevisível. O importante, em termos de prevenção, é procurar um serviço médico diante dos primeiros sinais clínicos para impedir que a inflamação evolua para peritonite.
Como é feita a cirurgia de apendicite
A operação é iniciada com uma incisão (corte) de cerca de até 10 cm na região inguinal (parte inferior da barriga). O tamanho do corte depende de vários fatores. Nas crianças e pessoas magras é geralmente menor e nos obesos maior. Através da videolaparoscopia pode-se facilmente realizar a apendicectomia.
Como fazer teste de apêndice
Ultrassom abdominal
Os profissionais de saúde usam o ultrassom como o primeiro teste de imagem para avaliar uma possível inflamação no apêndice. Neste exame para apendicite, um profissional de saúde aplica um gel na sua barriga e move um aparelho sobre a pele, para criar imagens internas da região abdominal.
Quanto tempo pode durar uma crise de apendicite
A dor dura mais de algumas horas
Se a dor durar mais de cinco ou seis horas, vale a pena consultar um profissional de saúde para descartar apendicite. Em caso de enjoo, vômito ou febre, vá ao pronto-socorro. Em caso apenas de dor, ligar para um médico da família é um bom primeiro passo.
Quanto tempo leva para apendicite se manifestar
A evolução da apendicite pode ocorrer em 72 horas, quando o problema já alcançou um estágio avançado e a infecção se tornou mais grave, podendo levar o indivíduo a uma perfuração ou formação de bloqueio. Para evitar que isso aconteça, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar apendicite.