O que é antitese?

Perguntado por: areis . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Antítese é uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. Esse recurso foi especialmente utilizado pelos autores do período Barroco.

A Antítese é uma figura de pensamento que acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos, por exemplo: o ódio e a amor andam de mãos dadas. Nesse caso, o termo “ódio” está posicionado ao lado de seu termo contrário, o "amor".

Antítese é uma figura de linguagem caracterizada pelo uso de termos opostos para intensificar o sentido de uma ideia no discurso. É um recurso relacionado ao paradoxo. Antítese é um recurso estilístico que contrapõe termos com sentidos opostos para destacar uma ideia no discurso.

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

A antítese é uma figura de linguagem que aproxima termos contrários e que se opõem pelo sentido. Ela é utilizada principalmente em produções literárias, no intuito de enfatizar, por meio dessa aproximação entre termos opostos, o efeito que o autor quer atribuir ao seu texto.

Para identificar uma antítese, basta buscar pela presença de palavras, expressões e até mesmo orações com sentidos opostos.

Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa. Então, se, por exemplo, escrevemos que “Artur é um doce”, não queremos dizer que ele tem gosto de açúcar, mas que é uma pessoa delicada.

A antítese é uma figura de linguagem que ocorre quando há a contraposição de palavras ou frases que expressem ideias opostas, mas não se excluem, e, sim, reforçam-se. Ela costuma usar dualidades clássicas na literatura, como nascimento e morte, dia e noite, luz e escuro, amor e ódio, bem e mal etc.

9 sinônimos de antítese para 2 sentidos da palavra antítese: Oposição e contraste entre palavras e ideias: 1 oposição, contradição, contraste, antinomia, avesso, contrário, oposto.

Antônimos: são palavras que têm significados opostos, ou aproximadamente opostos, em um determinado contexto. É usado geralmente como recurso literário que cria antíteses e ajuda a formar as relações de paradoxos. A antítese é formada por uso de antônimos e os paradoxos por ideias que se anulam.

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Sendo assim, o eufemismo é um recurso estilístico muito utilizado na linguagem coloquial bem como nos textos literários com o intuito de atenuar ou suavizar o sentido das palavras, substituindo assim, os termos contidos no discurso, embora o sentido essencial permanece, por exemplo: Ele deixou esse mundo.