O que é anisocitose?
Um deles é a anisocitose, condição relacionada à alteração no tamanho das hemácias, e que pode provocar anemia.
O que pode causar a anisocitose
O aporte intermitente de ferro à medula óssea, reflexo da progressiva redução das reservas de ferro do organismo e da ingesta desigual de ferro, em dias sucessivos, vem corrobar também para o aumento da anisocitose.
O que significa anisocitose no sangue
A anisocitose é a variação do tamanho e volume das hemácias que até então era avaliada apenas pelo V.C.M (Volume corpuscular médio) e pela observação microscópica do esfregaço. Um V.C.M. aumentado sugere presença de maior quantidade de hemácias com um maior volume (macrocitose) enquanto, um V.C.M.
Qual é o tratamento para anisocitose
Para o tratamento da anisocitose é preciso tratar a patologia que a originou. Por exemplo, se a razão dessas hemácias desreguladas for uma anemia, será necessário identificar o grau da anemia e então tratar com medicamentos adequados ou alimentação de acordo com orientações médicas.
Como diagnosticar anisocitose
O diagnóstico geralmente baseia-se em hemograma completo e esfregaço periférico, que normalmente mostram anemia macrocítica com anisocitose e poiquilocitose, grandes eritrócitos ovais (macro-ovalócitos), corpos de Howell-Jolly (fragmentos residuais do núcleo), neutrófilos hipersegmentados e reticulocitopenia.
Qual é o nível de plaquetas preocupante
O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal. Contudo, problemas graves de dificuldade na coagulação habitualmente só ocorrem quando a contagem é inferior a 80 mil a 100 mil por microlitro de sangue.
Qual anemia apresenta anisocitose
Outra aspecto peculiar da anemia ferropriva é a grande variação no tamanho (anisocitose) e forma (poiquilocitose) dos eritrócitos. Isto se reflete em um RDW aumentado, o que também é distinto do que ocorre no traço talassêmico. Não há formas típicas no esfregaço, mas a hipocromia costuma ser facilmente visível.
O que acontece se o RDW estiver alto
O RDW é um índice que avalia a diferença de tamanho entre as hemácias. Quando este está elevado significa que existem muitas hemácias de tamanhos diferentes circulando. Isso pode indicar hemácias com problemas na sua morfologia.
Qual o valor normal da anisocitose
Valores de referência: 32 a 36 g/dL. O RDW (red distribution width) é a determinação quantitativa do grau de anisocitose dos eritrócitos. Pode variar de 11,5 a 14,5%. O HDW (hemoglobin distribution width) traduz o grau de variação da concentração de hemoglobina de uma população de eritrócitos (anisocoria).
Qual o nome do exame de sangue que detecta anemia
No caso do diagnóstico de anemia, o médico utiliza o hemograma para observar os níveis de hemoglobina no sangue, que são considerados normais se estiverem dessa maneira: Em crianças de 6 a 12 anos: 11,5 a 15,5 g/dL. Em homens: 14 a 18 g/dL. Em mulheres: 12 a 16 g/dL.
Quando uma pessoa é considerada com anemia
O diagnóstico de anemia é feito quando os valores da hemoglobina e do hematócrito estão abaixo dos seguintes valores de referência: Hematócrito normal: 41% a 54% nos homens ou 35% a 47% nas mulheres. Hemoglobina normal: 13 a 17 g/dL nos homens ou 12 a 16 g/dL nas mulheres.
O que quer dizer RDW no exame de sangue
O RDW é a sigla para a expressão em inglês “red cell distribution width” que, em tradução direta para o português, significa amplitude de distribuição eritrocitária.
Como saber se a pessoa está com anemia no hemograma
O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.