O que é anamnese?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença, ou uma resposta humana aos processos vitais no caso do profissional Enfermeiro.

A anamnese é uma entrevista feita entre o profissional de saúde e o paciente. Dessa forma, ela serve para identificar sinais importantes antes de partir para os exames físicos e laboratoriais. O termo vem do grego “anamnésis”, que significa “lembrança” ou “referência”.

Na medicina, a anamnese é o diálogo estabelecido entre profissional de saúde e paciente com o objetivo de ajudá-lo a lembrar de situações e fatos que podem estar relacionados a sua doença. Parte-se de uma queixa principal para entender a doença atual e reconstituir a história clínica daquele paciente.

A anamnese, na prática clínica, consiste na rememoração dos eventos pregressos relacionados à saúde, na identificação dos sintomas e sinais atuais, com o intuito principal de fazer entender, com a maior precisão possível, a história da doença atual que traz o paciente à consulta.

É importante que a ficha contenha dados de identificação e contato do paciente. Nome completo, data e cidade de nascimento, endereço completo e telefone são dados essenciais para que a comunicação entre a equipe médica, o paciente e seus familiares seja clara e fácil.

3 tipos de anamnese

  1. Ativa. A anamnese ativa é aquela em que o médico conduz a entrevista de forma profunda, com longos momentos de fala. ...
  2. Passiva. A anamnese passiva é aquele tipo de abordagem em que o médico mantém maior escuta, diminuindo sua fala. ...
  3. Mista.

São elas:

  • Identificação do paciente.
  • Queixa principal.
  • História da doença atual (HDA)
  • História familiar.
  • História pessoal.
  • Revisão por sistemas.

7 dicas de comunicação com o paciente

  1. Escute os pacientes. ...
  2. Perceba os sinais não verbais. ...
  3. Seja empático durante a comunicação com o paciente. ...
  4. Seja claro ao passar orientações. ...
  5. Esteja preparado para as perguntas do paciente. ...
  6. Comporte-se amigavelmente. ...
  7. Fale a mesma linguagem que o paciente.

Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição) Ausculta (audição)

Anamnese

  • Identificação.
  • Queixa Principal (QP)
  • História da Moléstia Atual (HMA)
  • Revisão de Sistemas.
  • História Patológica Pregressa.
  • História Familiar.
  • História Social/ Hábitos de vida.

Sendo elas: identificação, Queixa Principal, História da doença atual, História Patológica Pregressa, História Familiar e História Social. Ao padronizar e organizar a sua anamnese de acordo com essas etapas você permitirá que outros profissionais, que também cuidarão desse paciente, consigam compreender a sua anamnese.

A ficha de anamnese só pode ser preenchida pelo profissional de saúde que realiza o atendimento do paciente no momento da consulta.

Histórico de doença atual (HDA):
Depois de anotar a queixa principal do paciente, este é o momento de registrá-la usando os termos técnicos da sua área, pois o histórico de doença atual (HDA) é a parte mais importante da sua anamnese.

A ficha de anamnese é um formulário que será preenchido por sua cliente antes do atendimento para que possa tomar conhecimento de informações extremamente importantes como: pré existência de alergias, sensibilidade, doenças e autorização de uso da imagem.

O termo “Anamnese” vem do grego (Aná = trazer de novo e Mnesis = memória). Partindo da etimologia do termo, inferimos que a anamnese tem como um dos seus principais objetivos rememorar fatos relacionados ao paciente e à doença, de modo a constituir, assim, a história clínica com base na doença atual.

Perguntas obrigatórias para criar uma ficha de anamnese

  1. Identificação do paciente. ...
  2. Principal queixa. ...
  3. História da Doença Atual (HDA) ...
  4. História familiar e pessoal. ...
  5. Hipótese diagnóstica. ...
  6. Cumpra sempre o roteiro do Conselho Federal de Medicina. ...
  7. Faça personalizações seguindo as necessidades do atendimento.