O que é albumina?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Albumina é uma família de proteínas globulares solúvel em água, moderadamente solúvel em soluções salinas, e que sofre desnaturação com o calor. Proteínas desta classe são encontradas no plasma, e diferem das outras proteínas plasmáticas porque não são glicosiladas.

A albumina também tem função importante na regulação do pH sanguíneo, atuando como ânion. A concentração de albumina é afetada pelo funcionamento hepático, pela disponibilidade de proteínas na dieta, pelo equilíbrio hidro-eletrolítico e por perdas da proteína em algumas doenças.

Devido à redução dos níveis séricos de albumina no ser humano, a grave deficiência de proteína leva a uma menor pressão oncótica. Como resultado, o líquido se acumula nos tecidos, causando inchaço. Pelo mesmo motivo, a deficiência de proteína pode levar ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal.

A albumina humana tem sido usada para repor a perda de proteínas. Tal pode resultar na mobilização do líquido do edema de volta para a circulação sanguínea, possibilitando que seja excretado pelos rins. A albumina humana pode ser administrada sozinha ou em combinação com um diurético.

As maiores concentrações de albumina no sangue, também denominada como hiperalbuminemia, está geralmente relacionada à desidratação do corpo. A desidratação ocorre por uma série de motivos, sendo os principais a falta de ingestão de água (extremamente prejudicial para os processos metabólicos) ou por diarreias.

No peito de frango, em peixes como o salmão, atum e sardinha. Peito de peru também é uma ótima fonte de proteínas, o camarão, filé de tilápia. Já em alimentos de origem vegetal a albumina pode ser encontrada na aveia, na pasta de amendoim, ervilha, amêndoas, brócolis, na soja, quinoa, na semente de chia.

Ela é feita da clara de ovo em pé e indicada para quem procura aumento da massa muscular ou precise consumir grandes quantidades de proteína.

A ocorrência de microalbuminúria é pouco provável se, em uma amostra isolada de urina, a concentração de albumina for menor que 20 a 30 mg/dl. Valores maiores, principalmente aqueles logo acima destes limites, podem representar resultados falso-positivos e devem ser confirmados repetindo-se as determinações.

As concentrações séricas normais de albumina encontram-se entre 3,5g/dL e 5,0g/dL11. Entretanto, o método escolhido para realizar suas dosagens exerce influência direta sobre o resultado obtido, e, portanto, sobre a análise clínica realizada a partir deste dado.

A albumina é uma fonte de proteínas que fornece aminoácidos importantes para a manutenção de massa magra, inclusive durante o processo de emagrecimento, evitando a flacidez. Por ser uma fonte de proteínas, ela proporciona saciedade.

A albumina é um suplemento que tem concentração elevada de proteínas. Obtida a partir da desidratação e pasteurização da clara do ovo, ela é uma excelente fonte proteica, indicada principalmente para pessoas que fazem atividade física e atletas.

Reações Adversas do Albumina Humana Grifols
Reações leves, tais como enrubescimento, urticária, febre, náuseas, cedem normalmente de forma rápida quando se diminui a velocidade de infusão ou quando esta é suspensa. Em casos isolados, aparecem reações anafiláticas que podem chegar a produzir choque.

Posologia: Albuminar® 20% somente deve ser aplicado por via intravenosa sem diluição ou pode ser diluído com solução fisiológica normal ou glicose 5% antes da administração. Duzentos e cinquenta (250) mL/L resulta em uma solução aproximadamente isotônica e iso-osmótica com plasma citratado.