O que é adjunto adverbial?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Traduzido do inglês--Na gramática inglesa, um advérbio é uma palavra ou um grupo de palavras que modifica ou define mais de perto a frase ou o verbo. Observe os exemplos abaixo: Danny fala fluentemente. Lorna tomou café ontem de manhã.

Adjunto adverbial é o termo que tem a função de advérbio nas orações. Ele indica circunstâncias, como tempo, modo e finalidade. Exemplos: Estudarei AMANHÃ; Estudo COM CONCENTRAÇÃO; Estudei PARA A PROVA.

O adjunto adverbial ajuda a especificar alguns elementos de um enunciado. O adjunto adverbial exerce função de advérbio em uma oração, servindo para indicar a circunstância da ação de um verbo ou para intensificar o sentido de um verbo, de um adjetivo ou mesmo de outro advérbio na oração.

O adjunto adverbial ser representado por um advérbio, por uma locução adverbial ou por uma oração subordinada adverbial. Pode aparecer no início, no meio ou no fim das frases, sendo separado por vírgulas em algumas situações. A classificação em adjunto adverbial é atribuída quando há uma análise sintática da frase.

O adjunto adverbial é um elemento acessório com valor de advérbio na oração. Em outras palavras, é um termo não essencial para o entendimento da oração, mas que ajuda a especificá-la. Por ter valor de advérbio, significa que indica a circunstância expressa pelo verbo da oração.

O adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,... Adjunto adverbial indicando lugar: Eu estudei na sala. Adjunto adverbial indicando tempo: Eu estudei ontem. Adjunto adverbial indicando modo: Eu estudei concentradamente.

Adjunto adverbial é um termo acessório e aponta várias circunstâncias relacionadas ao verbo ou a uma oração. Podem exercer esse papel os advérbios, as locuções adverbiais ou os adjetivos com função adverbial. Assim, o adjunto adverbial pode indicar tempo, modo, lugar etc.

Podem ser classificados como: Advérbios de tempo. Advérbios de lugar. Advérbios de modo.

Os adjuntos adverbiais são classificados de acordo com a circunstância que expressam: adjunto adverbial de afirmação (sim, com certeza, realmente,...) adjunto adverbial de negação (não, nunca, jamais,...) adjunto adverbial de causa (porque, devido a, por,...)

Alguns advérbios de lugar são “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “aqui”, “ali”, “lá” e “atrás”.

Significado de Adverbial
adjetivo [Gramática] Que diz respeito ao adverbio; particular ou característico de advérbio. [Gramática] Que possui função de advérbio: locução adverbial. Etimologia (origem da palavra adverbial). Do latim adverbialis.

O adjunto adnominal pode ser formado por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes e numerais. Há diferenças específicas entre o adjunto adnominal, o adjunto adverbial, o complemento nominal e os predicativos.

Deve-se ter claro, no entanto, que o objeto indireto é essencial para complementar o sentido de um verbo transitivo indireto, ao passo que o adjunto adverbial é elemento dispensável para a compreensão do sentido tanto de um verbo como de qualquer outro elemento ao qual se liga.

Primeiro é necessário separar cada palavra da sentença e encontrar o substantivo, que geralmente é o núcleo. Aqueles termos que estiverem se referindo a ele, serão o adj. adnominal. Vale ressaltar que poderá haver mais de um adjunto adnominal na frase, ou seja, pode estar no sujeito e no predicado da mesma oração.