O que é adenocarcinoma?
O adenocarcinoma é um tumor maligno (câncer) que pode acometer vários segmentos do trato digestivo, incluindo o intestino grosso (cólon). Ele costuma surgir como um pequeno pólipo (adenoma - tumor benigno semelhante a verruga), que em cerca de 10 anos cresce de tamanho e evolui para o adenocarcinoma.
O que é adenocarcinoma tem cura
Adenocarcinoma tem cura? Depende. Quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores serão as chances de cura, já que os tratamentos em estágios iniciais são mais eficazes e menos agressivos. É fundamental que sejam realizados exames de rastreio para diagnosticar a doença precocemente.
Qual a diferença entre câncer e adenocarcinoma
Se o câncer surge de um tecido epitelial que contém glândulas, como o estômago, cólon, pâncreas, próstata ou mama, o carcinoma é chamado de adenocarcinoma (adeno = pertence a uma glândula). Na mama, o adenocarcinoma é o tipo mais comum de câncer, correspondendo a mais de 90% dos casos.
O que é adenocarcinoma sintomas
Adenocarcinoma pulmonar
É a forma mais comum de câncer de pulmão, inclusive entre os não fumantes. Nem sempre apresenta sinais no início, mas pode ser detectado por meio de exames de imagem do tórax. Sintomas clássicos envolvem tosse, escarro com sangue, dor no peito, falta de ar e perda de peso sem motivo aparente.
Tem adenocarcinoma benigno
Sobre o adenocarcinoma
Uma forma muito rara da doença é chamada de carcinoma adenoide cístico, que começa na mucosa nasossinusal e se espalha para a base do crânio. A contraparte benigna do adenocarcinoma é um adenoma. Em alguns casos, os adenomas se tornam malignos, mas isso não ocorre na maioria dos casos.
Qual a chance de cura de adenocarcinoma
“Se estiver apenas localizado e o tumor estiver na porção final do reto, o tratamento geralmente poderá envolver radioterapia, quimioterapia e muitas vezes cirurgia. Cada caso é específico, mas se o diagnóstico for feito no início, as chance de cura são boas.
Quantos graus tem o adenocarcinoma
Em geral, há três graus de agressividade: 1 (bem diferenciado), 2 (moderadamente diferenciado) e 3 (pouco diferenciado). Quanto maior o grau, mais rápido é o crescimento desse tumor e mais perigo pode oferecer ao paciente se não for iniciado o tratamento.
Onde ocorre o adenocarcinoma
O adenocarcinoma é um câncer originado nos tecidos glandulares, isto é, em tecidos compostos por células capazes de secretar e excretar diversas substâncias. Esse tipo de tumor maligno pode aparecer em diferentes órgãos, como estômago, próstata, intestino, útero, pâncreas, pulmões, etc.
Qual o grau do adenocarcinoma
A classificação do adenocarcinoma possui como base o grau de diferenciação das células tumorais, quantidade de mitoses e características da arquitetura das células neoplásicas. O primeiro estágio de classificação é o adenocarcinoma in situ. Esse estágio corresponde à fase inicial de desenvolvimento da neoplasia.
Qual o melhor tratamento para adenocarcinoma
Em geral, está relacionado a gastrites ou úlceras, e pode gerar sintomas como perda de apetite, má digestão, dor no estômago e anemia. O tratamento inclui radioterapia e quimioterapia, mas não raro, a única chance de cura vem da retirada completa do tumor através de cirurgia.