O que é abnt?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 14 votos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo insumos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Trata-se de uma entidade privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1940.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem por objetivo padronizar as técnicas de produção do Brasil. Embora seja muito associada a trabalhos acadêmicos, a ABNT também também define normas e técnicas para produtos industriais e prestação de serviços.

O que significa ABNT? A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi fundada no ano de 1940. Sua função é definir normas e regras técnicas – que afetam o comércio, a indústria e até a prestação de serviços no Brasil -, além de administrá-las.

O órgão responsável pela padronização de trabalhos com caráter científico e tecnológico é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Mais do que determinar as regras de redação dos projetos acadêmicos, a ABNT regula todo e qualquer tipo de produção.

A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a normalização técnica no Brasil. A ABNT é reconhecida pelo governo federal como o órgão responsável pela elaboração, publicação e implementação de normas técnicas no país.

A sigla se refere à Associação Brasileira de Normas Técnicas, que é o órgão nacional responsável pela normalização de diversos temas. Assim, isso não se limita apenas aos textos acadêmicos, pois engloba também outras produções feitas no país, com reconhecimento oficial do Governo Federal.

Normas da ABNT
Costumam ser utilizadas como padrão para as publicações acadêmicas, como TCC (trabalho de conclusão de curso), dissertação, tese, artigo ou projeto. Cada NBR (Norma Brasileira) se destina a uma característica específica da produção acadêmica/científica.

As normas da ABNT, que são baseadas em padrões internacionais, são usadas para uniformizar a apresentação de trabalhos cientificos em todo o país de forma a facilitar a leitura e compreensão das milhares de pesquisas realizadas todo ano.

3 – Para quê servem cada uma das nove normas ABNT.

A formatação do projeto deverá ser a seguinte: papel branco A4; fonte Arial 11, estilo normal, para o texto, e Arial 14, negrito, para os títulos e subtítulos; todas as margens com 2,0 cm (superior, inferior, esquerda e direita); e espaçamento 1,5 entre linhas. Utilizar as normas da ABNT para referências.

A norma da ABNT sugere que a fonte de todo o texto seja de tamanho 12. As exceções seriam as notas de rodapé, citações de mais de três linhas, paginação e legendas de imagens, que deverão ser de menor tamanho. As folhas deverão adotar margem esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior de 2 cm.

Arial

O texto deve ser digitado, no anverso das folhas, em espaço 1,5, letra do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Margens esquerda e superior com 3,0 cm; direita e inferior com 2,0 cm.

Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Você poderá acessar as Normas da ABNT pelo aplicativo Targed GEDWeb no seu celular. É necessário possuir um dispositivo móvel compativel com sistema Android 5.0 ou superior e IOS 12.1 ou superior e instalar o aplicativo Target GEDWeb no dispositivo móvel através das lojas Play Store ou App Store.

A ABNT surgiu em 1940 em função de conflitos que ocorriam em dois laboratórios de pesquisas, o INT( Instituto Nacional de Tecnologia) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), esses laboratórios, apesar de rigorosos e muito respeitados não usavam os mesmos métodos para avaliação, ocorrendo frequentemente a ...

Quais são as normas técnicas da abnt

  • Normas técnicas de segurança.
  • Normas técnicas de qualidade.
  • Normas técnicas de construção civil.
  • Normas técnicas de acessibilidade.
  • Normas técnicas de transporte de cargas.