O que é a semântica lexical?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 3 votos

A Semântica Lexical é a área da Linguística que abrange o estudo da relação entre o sentido das palavras (em especial, dos verbos) e a sintaxe.

Semântica: é o estudo das significações das palavras, ou seja, do significado de cada vocábulo existente na língua. Dessa forma, campo lexical é formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical. Assim, o campo lexical ou a família da palavra “pedra”, seria: pedregulho, pedraria, pedreira, pedrinha, dentre outros.

O campo lexical, por sua vez é o conjunto de palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento, e está dentro do léxico de alguma língua. São exemplos de campos lexicais: o da saúde: estetoscópio, cirurgia, esterilização, medicação, etc. o da escola: livros, disciplinas, biblioteca, material escolar, etc.

Há, portanto , dois tipos de vocábulos , o lexical e o gramatical . São lexicais os que representam idéias e gramaticais os que não traduzem idéias , mas , servem para estabelecer relações entre as palavras .

São palavras que tem um sentido mais abrangente, ou seja, englobam um conjunto de palavras relacionadas a ela e que estão dentro do mesmo grupo semântico. Exemplos: Profissão: é um hiperônimo, pois dentro desse grupo há várias outras palavras.

Lehmann observa que lexical significa: 1) ter um sentido concreto específico; e 2) pertencer ao inventário de palavras de uma língua, enquanto gramatical pode referir-se a 1) estar em conformidade com as regras da gramática e 2) ter um sentido abstrato e funcional.

Existe variação lexical quando a mesma realidade é designada por vocábulos diferentes: por exemplo, os cogumelos são, em certas zonas de Portugal, designados de míscaros ou sanchas. As variações podem verificar-se, como se disse, de época para época, de local para local, de pessoa para pessoa, etc.

“hipótese da aprendizagem lexical”, isto é, as mudanças que ocorrem na gramática da criança são atribuídas a aumentos no tamanho da memória e capacidades de processamento. Assim, os itens lexicais e suas propriedades (que a criança tem de aprender para uma língua particular) induzem reestruturações de sua gramática.

O conhecimento lexical é o número de palavras que um adulto ou uma criança conhece. O léxico ativo é constituído pelas palavras usada pelos falantes. O léxico passivo diz respeito às palavras conhecidas, mas que não são usadas.

Enquanto o nível semântico-lexical organiza e caracteriza semanticamente as classes verbais, o nível sintático-lexical prevê as possíveis configurações sintáticas e as alternâncias argumentais dessas classes. O que os dois níveis têm em comum e o que os relaciona é a raiz.

A semântica é a área da linguística que estuda o significado e a sua relação com o significante. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto; o significante está associado à forma (de palavras ou de sinais, de grafia ou de som).