Qual a diferença entre um resumo é uma resenha?
Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.
O que é uma resenha
Resenha: gênero textual que mescla o resumo, conforme definição acima, com trechos descritivos ou analíticos. Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.
Qual a diferença entre uma resenha
Existem dois tipos de resenha: Resenha crítica: apresenta uma crítica sobre a obra, que pode ser positiva ou negativa do ponto de vista do resenhista. Resenha descritiva: além do resumo, são apresentados dados adicionais e até comparações com outras obras semelhantes.
Como é feita uma resenha
Fazer uma resenha envolve escrever um texto que misture resumo com opinião. Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.
O que não pode faltar em uma resenha
Informações bibliográficas do material a ser resenhado: autor, título da obra, lugar e data de publicação e identificação das páginas (no caso de livros). Resumo com conteúdo da obra: exposição com os principais pontos apresentados no material resenhado.
Quantas linhas tem que ter uma resenha
Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.
Qual palavra substitui resenha
1 resumo, sinopse, síntese, compacto, painel, panorama, sumário, súmula, recapitulação, compêndio, epítome, indículo. Exemplo: Não perca a resenha dos principais acontecimentos do ano anterior.
Quais são os tipos de resumo
A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.
Qual é o tipo de linguagem de uma resenha
A linguagem deve ser impessoal; Os verbos não podem ser escritos em primeira pessoa; Use fonte Times New Roman ou Arial; O restante do texto deve ser escrito conforme as normas da ABNT.
Como iniciar uma resenha exemplo
Como começar uma resenha? O primeiro passo para iniciar uma resenha é ler profundamente a obra, depois contextualize a obra a ser resenhada no texto, fazendo com que o leitor conheça um pouco mais sobre a obra que será analisada. Após o escritor irá explanar seu ponto de vista no texto.
Como fazer uma resenha simples
No entanto, caso você não utilize, aqui vão os 5 passos de como fazer um boa resenha.
- Identifique-se. O primeiro passo é se identificar. ...
- Apresente o texto-objeto da resenha. ...
- Descrição do conteúdo. ...
- Se for uma resenha critica, você deve fazer uma análise crítica. ...
- Conclusão.
Que palavras usar para iniciar uma resenha
Vocês podem iniciar a frase, empregando a metonímia, substituindo, por exemplo, o “Freitas afirma” por “A obra afirma…”. Um procedimento que auxilia bastante a descrição sobre os ditos e feitos do autor na obra é a empatia. Imaginem-se autores em produção.