Qual a diferença de uma resenha e uma redação?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 21 de agosto de 2023
3.9 / 5 3 votos

Além disso, estão no cotidiano de quem trabalha com redação. Apesar de muitos confundirem esses dois modos de escrita, eles não são iguais. De uma maneira simples, podemos dizer que o resumo busca sintetizar um texto, e a resenha tem como objetivo ser algo mais crítico e opinativo.

A resenha é um gênero textual que tem como finalidade um breve comentário, descrição ou enumeração de obras culturais ou eventos para que o leitor se sinta convencido a conhecê-los ou a evitá-los.

Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita

  1. Identifique e apresente a obra analisada.
  2. Faça um panorama inicial.
  3. Descreva a estrutura da obra.
  4. Discorra sobre conteúdo.
  5. Faça sua análise crítica.
  6. Identifique o público-alvo e faça recomendações.
  7. Discorra um pouco sobre o autor.

Resenha é um texto curto que tem como objetivo transmitir ao leitor a ideia contida em um livro, um artigo ou um filme, por exemplo. Há dois tipos de resenha: descritiva e crítica. A resenha descritiva faz a descrição de uma obra, por exemplo, de um livro.

Fazer uma resenha envolve escrever um texto que misture resumo com opinião. Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Para começar a resenha, é necessário fazer uma exposição inicial sobre a obra, o tema e o autor. Essa parte inicial é mais informativa e tem como intuito situar o leitor para que ele saiba o que vai encontrar no texto.

5 passos para fazer uma resenha

  1. Identifique-se. O primeiro passo é se identificar. ...
  2. Apresente o texto-objeto da resenha. Em seguida, você deve apresentar o texto sobre o qual você vai fazer a resenha. ...
  3. Descrição do conteúdo. ...
  4. Se for uma resenha critica, você deve fazer uma análise crítica. ...
  5. Conclusão.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc. Como se trata de um texto que aborda outro texto, são necessários alguns procedimentos a fim de que as vozes dos autores (da resenha e da obra resenhada) não se misturem.

A função social da resenha é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. A resenha circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs.

O título da resenha deve estar centralizado, em tamanho doze, em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas. Ao final do texto do título não deve ser colocado ponto final. Abaixo do título, insira seu nome, instituição e e-mail, tamanho 10, em letra itálico e texto centralizado.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

A melhor maneira de concluir uma resenha crítica é emitindo sua opinião objetivamente sobre a obra. Diga o que achou dela em poucas palavras, uma vez que os argumentos para o seu ponto de vista já foram transmitidos no decorrer do texto. Na conclusão, o autor deverá somente informar o que achou em poucas palavras.

A linguagem deve ser impessoal; Os verbos não podem ser escritos em primeira pessoa; Use fonte Times New Roman ou Arial; O restante do texto deve ser escrito conforme as normas da ABNT.

As resenhas acadêmicas apostam em uma linguagem direta e objetiva, mesclando uma visão crítica sobre a obra com descrições. O resenhista tem margem para apresentar seu ponto de vista, desde que busque embasamento em argumentos consistentes.