Onde colocar o nome do autor da resenha?

Perguntado por: econceicao6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 13 votos

No topo da página coloque a citação completa da obra, de acordo com ABNT, centralizada. Abaixo, alinhado à direita coloque o nome completo do resenhador seguido de uma chamada numérica (no rodapé desta primeira chamada coloque formação e filiação institucional).

No caso de ser uma resenha crítica acadêmica é obrigatório citar a obra nas normas da ABNT e isso deve estar antes da introdução. Nas normas da ABNT, as citações das obras é feita da seguinte maneira: sobrenome e nome do autor, título da obra, edição, local, editora e ano da publicação. Exemplo: BOSI, Alfredo.

Pense na estrutura do seu texto.
Na introdução, coloque tópicos sobre o autor. No desenvolvimento, coloque tópicos sobre a obra. Na conclusão, coloque tópicos sobre o público recomendado, nível de dificuldade da obra. E, se a resenha for crítica, coloque alguns pontos sobre a sua opinião.

2 Estrutura da Resenha: Cabeçalho; título;
Espera-se que o autor encontre a melhor maneira para que possa atingir o seu objetivo de influenciar a opinião do leitor. 4 TÍTULO: Deixar espaço de um enter após o cabeçalho; Primeira linha útil, maiúsculo e negrito.

Referência é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho. Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não.

A aproximação e citação de outros autores são muito valorizadas e funcionam como uma prova de que a pessoa realmente sabe elaborar uma resenha. Por isso, é muito importante relacionar seus argumentos e aspectos da obra analisada com ideias parecidas, pois assim o conteúdo fica mais consistente e embasado.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

A resenha crítica é um texto proveniente do universo jornalístico que tem como principal característica a apresentação e análise crítica de uma obra. Ela tem como finalidade persuadir o leitor a consumir ou não aquele produto cultural, e, para isso, faz uso de argumentos e informações para defender seu ponto de vista.

De início, ela apresenta um pequeno resumo do conteúdo a ser resenhado. Em relação à sua estrutura, a resenha crítica possui, além das informações bibliográficas e do resumo, um terceiro item, ausente na resenha descritiva: o autor usa argumentos para defender um ponto de vista acerca do objeto resenhado.

O texto deve ser formatado em fonte Calibri, tamanho 12, entrelinhas 1,5, justificado. Deve haver uma linha de espaço entre o título ou o subtítulo e o primeiro parágrafo. O tamanho máximo deve ser de 3 páginas, incluindo imagens e referências.

O primeiro passo para iniciar uma resenha é ler profundamente a obra, depois contextualize a obra a ser resenhada no texto, fazendo com que o leitor conheça um pouco mais sobre a obra que será analisada. Após o escritor irá explanar seu ponto de vista no texto.

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Credenciais do autor: indicar o rápido curriculum vitae do autor (no caso de livro) ou diretor/roteirista (no caso de filme). Descrição da estrutura da obra: indicar como o livro está organizado (capa, partes com seus respectivos títulos, número de capítulos, formato, páginas, ilustração).

Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos. Outro ponto importante é que a resenha não é um texto acadêmico tão formal a ponto de precisar de citações ou referências.