Qual é a estrutura de um resumo informativo?
O resumo segue basicamente a mesma estrutura da maioria dos gêneros textuais. Ele começa pela introdução, que deve ser usada para apresentar o tema do texto. Geralmente, é construída em apenas um parágrafo. Depois disso, vem a etapa de desenvolvimento, que é o corpo do conteúdo, onde todas as ideias são expostas.
Qual é a estrutura de um resumo informativo
Qual é a estrutura de um resumo informativo? Sua resposta está correta. A resposta correta é: introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão.
É um exemplo de resumo informativo
Resumo Informativo: “Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.” Exemplo de resumo informativo: Baeder, Angela Martins. Educação ambiental e mobilização social: formação de catadores na grande São Paulo.
O que especifica o resumo informativo
Assim, o resumo informativo tem por finalidade, como o próprio nome já indica, deixar o leitor informado acerca dos principais pontos destacados no texto, proporcionando a ele a possibilidade de ter uma ideia geral do que se trata.
Quantas palavras deve ter um resumo informativo
de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos; de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; por fim, de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.
Qual a ordem do resumo
Estrutura do resumo (simples)
Objetivo; Metodologia ou Material e métodos; Resultados (parciais ou concluído); Conclusões ou considerações finais.
Como fazer um resumo informativo ou analítico
- Resumo informativo ou analítico
Removem-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, conservando-se, todavia, as ideias principais. Esse resumo deve corresponder a 1/3 ou 1/4 do original.
Como fazer um resumo informativo de um livro
Como fazer o resumo de um livro?
- Considere o objetivo do resumo e faça um planejamento.
- Leia o livro e anote os principais dados.
- Organize as anotações.
- Escreva a introdução.
- Apresente os detalhes da narrativa.
- Descreva o problema central do livro.
- Conte como foi a resolução do problema.
- Escreva uma conclusão.
Como fazer um resumo passo a passo
Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos
- Fazer uma leitura atenta. ...
- Marcar partes importantes. ...
- Anotar comentários. ...
- Pensar em correlações. ...
- Organizar as informações. ...
- Escrever com as próprias palavras. ...
- Fazer listas ou tópicos. ...
- Ler novamente.
Como fazer um resumo de acordo com a ABNT
O resumo deve conter um máximo de 250 palavras e ser seguido imediatamente pela apresentação das palavras-chave. As palavras devem ser antecedidas da expressão “Palavras-chave:” e separadas entre si por ponto e vírgula (;). Sendo que este é o último elemento da parte pré-textual do artigo científico na abnt.
Como fazer um resumo simples exemplo
O resumo simples deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras, deve utilizar fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo.
Como fazer um resumo com palavras chaves
PALAVRAS-CHAVE: Inserir de 3 a 5 palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e com ponto final após o último termo. Não utilizar termos que já apareceram no título e evitar o uso de expressões com mais de 3 palavras para cada palavra-chave.
Como deve ser o cabeçalho de um resumo
Após o nome do autor, ainda na mesma linha, o cabeçalho deve conter o título do trabalho, seguido de ponto.
O que deve ter em um resumo acadêmico
Os resumos acadêmicos devem ser precisos e apresentar somente informações que estarão presentes no desenvolvimento do estudo. No que diz respeito à extensão, não há uma regra. Em geral, não passam de 250 palavras.
Qual letra usar no resumo
Deve ser escrito em português, letras minúsculas, fonte Times New Roman 12, justificado, espaçamento simples, deve começar uma linha (espaço) abaixo da palavra “RESUMO” e ser apresentado em parágrafo único.
Como colocar as Palavras chaves
As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula.