O que estuda a semântica formal?

Perguntado por: obonfim . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.4 / 5 20 votos

A Semântica Formal afirma que o significado de uma sentença é o tipo de situação que ela descreve e que a descrição destas situações possíveis é equivalente às condições de verdade da sentença. No caso da sentença (1), a teoria diz que seu significado é a descrição de uma situação em que há um rato na cozinha.

Semântica é a ciência que se dedica ao estudo do significado e a interpretação dos significados das palavras, frases ou expressões dentro de um específico contexto.

135-136) apresenta três ideias que impulsionam a Semântica Formal: “a) a língua é um sistema regrado; b) a interpretação das mensagens linguísticas é referencial; c) o sistema linguístico é composicional”, mostrando como o nosso conhecimento é estruturado e podendo ser relacionado à matemática.

Antes de tecermos quaisquer observações sobre esse conceito, convém dizermos que o surgimento dessa investigação formal como parte de uma teoria semântica maior muito deve à publicação, em 1975, da gramática Montague Grammar, desenvolvida pelo filósofo Richard Montague.

O que é semântica? A semântica é uma área da linguística voltada ao estudo do significado em diversos níveis, analisando inclusive o conteúdo e o contexto. Dessa forma, estuda-se a relação do significado com o significante, que tem a ver com a forma das palavras, seja essa forma a sua grafia, seja o seu som.

É a relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos. Exemplos: cara/rosto. quarto/dormitório.

O uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas. São os casos de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia.

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

A linguagem formal não usa coloquialismos, abreviações ou gírias. Usamos principalmente linguagem formal ao escrever, como em artigos acadêmicos, e-mails comerciais ou relatórios. No entanto, a linguagem formal também é utilizada em casos de palestras ou apresentações.

Características da linguagem formal
Preocupação rigorosa com as normas gramaticais; – Utilização de vocabulário rico e diversificado; – Pronúncia clara e correta das palavras. Situações formais, como palestras, discursos políticos, entrevistas de emprego, congressos, apresentações profissionais e acadêmicas.

Michel Bréal

Michel Bréal foi considerado o pai da semântica porque foi ele que a fundou na França, nomeando esta disciplina no final do séc. XIX, estabelecendo uma autonomia de significado, rompendo especulações filosóficas, lógicas e psicológicas se detendo às especulações linguísticas.

SEMÂNTICA (SAUSSURE + HJELMSLEV)
Descrever coerentemente a organização interna dos diferentes campos semânticos das línguas naturais. Descrever o mecanismo através dos quais esses diferentes campos semânticos se integram formando sistema na unidade maior que forma a estrutura semântica própria a cada língua natural.