Como fazer um resumo simples para faculdade?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 19 votos

Como escrever um bom resumo? redigida de forma impessoal, não excedendo 500 palavras. O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Muitas vezes, é com base nesses elementos que o leitor toma a decisão de ler o documento no todo, caso seja interessantes para a sua pesquisa.

Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico

  1. O que é um resumo? ...
  2. Antes de começar: escreva todo o resto do trabalho. ...
  3. Explique o Contexto. ...
  4. Defina os Objetivos. ...
  5. Especifique o Método. ...
  6. Apresente os Resultados. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Exemplo de um bom resumo.

Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos

  1. Fazer uma leitura atenta. ...
  2. Marcar partes importantes. ...
  3. Anotar comentários. ...
  4. Pensar em correlações. ...
  5. Organizar as informações. ...
  6. Escrever com as próprias palavras. ...
  7. Fazer listas ou tópicos. ...
  8. Ler novamente.

O resumo simples deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras, deve utilizar fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo.

Os resumos acadêmicos devem ser precisos e apresentar somente informações que estarão presentes no desenvolvimento do estudo. No que diz respeito à extensão, não há uma regra. Em geral, não passam de 250 palavras.

O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras.

Estrutura do resumo (simples)
Objetivo; Metodologia ou Material e métodos; Resultados (parciais ou concluído); Conclusões ou considerações finais.

O resumo é uma ferramenta muito dinâmica na vida de um estudante. Pode ser utilizado para qualquer matéria e possui inúmeras formas de ser feito. Além disso, ajuda a separar as partes mais importantes de um conteúdo e facilita a memorização.

Veja abaixo alguns deles:

  • Não resumir TODO o seu trabalho. O resumo de um artigo é um resumo do texto todo. ...
  • Incluir MUITO ou NENHUM contexto. ...
  • Não incluir palavras-chave. ...
  • Dedicar pouco tempo à escrita. ...
  • Não seguir as regras do guia para os autores da publicação.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

PALAVRAS-CHAVE: Inserir de 3 a 5 palavras-chave, apresentadas em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula e com ponto final após o último termo. Não utilizar termos que já apareceram no título e evitar o uso de expressões com mais de 3 palavras para cada palavra-chave.

Em primeiro lugar, acima de tudo precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo.

a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.

A introdução do resumo deve ser impactante, contendo a frase inicial como uma forma de explicar qual é o tema do trabalho, do que se trata, porém sem entregar todas as informações, por isso defina qual é a categoria do trabalho, seu tema, sua abordagem, e agrupe as informações de maneira organizada.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

Por isso, o resumo precisa ser desenvolvido de forma simples e clara, de modo que o leitor se interesse em ler o seu texto. Portanto, escreva um texto pequeno, de até 500 palavras, de forma concisa e objetiva, e deixe claro para o leitor qual o tema da sua pesquisa e o que ele poderá encontrar ao longo do texto.