Qual é a diferença entre semântica e pragmática?

Perguntado por: agil . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Logo, a Semântica lida com o sentido no nível explícito. Para a Pragmática, também concorrem as intenções do falante, que diz além do que diz. Assim, a Pragmática lida com o sentido no nível implícito.

A pragmática é a área que se debruça, principalmente, nos objetivos da comunicação. Ela absorve os conceitos de construção dos enunciados, presentes na sintaxe e os conceitos de significados, abordados pela semântica.

Pragmático é uma palavra com origem no grego "pragmatikus" e no latim "pragmaticu", que significa ser prático. Pragmático é aquilo que contem considerações de ordem prática, realista, sem rodeios, com alvo bem definido, sem subterfúgios.

A semântica é a área da linguística que estuda o significado e a sua relação com o significante. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto; o significante está associado à forma (de palavras ou de sinais, de grafia ou de som).

Pensadores pragmáticos estão interessados em verdades parciais com aplicações práticas. Essas verdades parciais são chamadas de áreas cinza. Pense, por exemplo, num boxeador que recebeu a informação de que o seu oponente tem dificuldade para proteger o lado esquerdo do seu corpo.

É a relação de duas ou mais palavras que possuem significados iguais ou semelhantes, ou seja, os sinônimos. Exemplos: cara/rosto. quarto/dormitório.

A pragmática é o campo da linguística encarregado de estudar a língua nos ambientes de seu uso na comunicação, em suma, enxergando o texto como um encadeamento de atos de fala. Seja o texto, oral ou escrito, ele deve atender determinadas condições para atingir o seu fim.

Por funções pragmáticas entende-se o conjunto completo de conhecimento, crença, suposições, opiniões e sentimentos disponíveis aos falantes no momento da interação.

Pragmática é o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação. É o estudo de como o contexto contribui para o significado.

O critério semântico-pragmático é essencial para preencher algumas lacunas deixadas pelos estudos morfossintáticos que isoladamente não são capazes de desenvolver competências comunicativas indispensáveis ao entendimento dos signos lingüísticos.

Semântica é a ciência que se dedica ao estudo do significado e a interpretação dos significados das palavras, frases ou expressões dentro de um específico contexto.

A função temática ou semântica é a interpretação atribuída a um sintagma nominal que seja argumento de um verbo. A função temática é o papel semântico desempenhado pelos argumentos do verbo, à semelhança do que acontece com o funcionamento das funções sintáticas no plano da sintaxe.