O que é a morte para o panteísmo?

Perguntado por: nsalazar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Caso a pessoa morra entes disso, sua alma vagará entre o céu e a terra até se tornarem seres eternos e conscientes. Então, os crentes dessa religião enxergam a morte como uma passagem para outra dimensão, onde estão outros espíritos, guias e orixás.

O Panteísmo é uma crença de que Deus não é o criador absoluto, pois é maior do que isso: ele abrange e compõe tudo, faz parte do Universo e se manifesta na Natureza, pois ambos são idênticos.

O termo panteísmo remete ao grego (pan- tudo e theos- Deus), ou seja, tudo é Deus, basicamente significando a integração, não existindo um ser personificado criador acima do universo. A visão panteísta compreende a profunda unidade que permeia na interligação das coisas - seres, átomos, carbonos e percepção humana.

A morte é um fato que nada encerra, além de uma escuridão absoluta. Ela reduz o homem ao nada absoluto, o último suspiro será o fim de tudo. A morte significa a aniquilação absoluta do princípio vital humano. Mais do que na vida, é na morte que o ser humano se revela.

Tais significados em torno da bebida correspondem à perspectiva panteísta e a produção do conhecimento religioso do fundador do grupo, o médico e filósofo Régis Barbier.

Por exemplo, o panteísmo clássico considerava Deus a única realidade e o universo uma mera manifestação, emanação ou realização de Deus; o estoicismo identificou Deus com o Universo, considerando-O como a força vital e inteligência cósmica que o governa; no neoplatonismo e, mais tarde, com Giordano Bruno, Deus é causa ...

O ser panteísta seria um modo de lidar e perceber a vida colocando-se como autor e responsável das situações vivenciadas. Percebendo-se como natureza que interage e estabelece um bom viver, em resumo, o self panteísta é caracterizado pelo sentimento afetivo de ser natureza.

A diferença é que, panenteísmo é uma mistura de monoteísmo teista e panteísmo. Crença de que o universo é uma espécie de Deus pessoal. Já o panteísmo, diz que o Universo é Deus e não faz mais afirmações a partir daí.

Panenteísmo—πᾶν-ἐν-Θεός—Todos em Deus—Krausismo, doutrina que diz que o universo está contido em Deus, mas Deus é maior do que o universo (bem distinto do Panteísmo e Monismo).

Os panteístas acreditam que o criador (Deus) e a criatura (o mundo e tudo o que é criado pela obra divina) são uma coisa só. Este tipo de pensamento é conhecido como monismo, e se diferencia do teísmo comum à maioria das religiões, em que “deus” e “mundo” são conceptualmente opostos um ao outro.