O que é a migração internacional?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

João Victor Moreira Silva Assis 8CA

A migração internacional é um fenômeno heterogêneo, que envolve diferentes tipos de imigrantes e emigrantes, com necessidades e especificidades que devem ser contempladas para o acesso e exercício pleno de seus direitos humanos e de migrantes.

A migração internacional consiste na mudança de moradia com destino a outro país. Tal ocorrência vem sendo promovida ao longo de muitos anos, a exemplo disso cita-se a migração forçada de africanos no intento de realizarem trabalhos escravos em outros continentes.

A maioria das migrações internacionais ocorre pela busca de trabalho, as principais correntes migratórias emergem de Latino-Americanos, Africanos e Asiáticos em direção aos EUA, Europa e Japão.

Migração externa: deslocamento para fora do território nacional. Migração sazonal: deslocamento sazonal de pessoas por determinado espaço de tempo. Migração permanente: quando o indivíduo resolve ficar no local onde migrou. Migração espontânea: deslocamento que ocorre por vontade da própria da pessoa(s).

Além de mudar de país ou região, a migração significa o ato de locomover-se de uma região para a outra independentemente se haverá mudança definitiva ou não. Quando vamos à escola e voltamos para casa, estamos migrando de um local para o outro. A ação de ir a um local já é um ato migratório.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

Imigração é o processo de chegada de pessoas a países que não sejam os de origem. Em alguns casos, o movimento de pessoas que ocorre dentro das fronteiras de um mesmo país, como de um estado a outro, é chamado também de imigração.

Razões para migração
Dentre as principais razões para a migração estão as de origem: Econômica, quando o migrante sai em busca de melhores qualidades de vida, empregos, salários, muito comum em países ou regiões subdesenvolvidas.

Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Esses fluxos migratórios podem ser desencadeados por vários motivos: econômicos, culturais, religiosos, políticos e naturais (secas, terremotos, enchentes, etc.).

A migração gera ganhos elevados para os países anfitriões e representa a oportunidade de uma vida melhor para os migrantes. Contudo, também pode criar desafios em termos de distribuição, pois trabalhadores nativos em segmentos específicos do mercado podem sofrer perdas econômicas, pelo menos temporariamente.

Um migrante é uma pessoa que se desloca de um lugar para outro, geralmente dentro de um país ou entre países, em busca de melhores condições de vida, oportunidades de trabalho, educação ou para escapar de situações adversas, como conflitos ou desastres naturais.

Início das migrações
Conforme a imagem abaixo demonstra, as migrações pré-históricas de Homo Sapiens se iniciaram no continente africano há 70 mil anos e foram se movimentando para a atual Europa e Ásia, seguindo para a América do Norte.

A migração demográfica e económica está relacionada com padrões laborais deficientes, o desemprego elevado e a saúde geral da economia de um país. Os fatores de atração incluem salários mais elevados, melhores oportunidades de emprego, um padrão de vida mais elevado e oportunidades na área da educação.

As causas desse fenômeno envolvem principalmente fatores de ordem econômica, mas também questões sociais, políticas e climáticas. No Brasil, os movimentos migratórios, com destaque para o êxodo rural, foram os principais impulsionadores do processo de urbanização do país.