O que é a labirintite emocional?
A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.
Qual a diferença entre labirintite é labirintite emocional
O labirinto é uma estrutura óssea localizada na parte interna de ambos os ouvidos. Sua infecção é o que chamamos de labirintite. Em algumas situações, a doença é causada por desiquilíbrio emocional e por isso que ela é chamada de labirintite emocional.
Quais os sintomas do labirintite emocional
Labirintite emocional: sintomas
Quando a inflamação no labirinto aparece associada a algum desses fatores, é considerada uma labirintite emocional. Os sintomas são os mesmos da labirintite convencional, como tontura, náusea e vômito, zumbido no ouvido, visão turva, dificuldade de se equilibrar, dor de cabeça e mais.
Quanto tempo dura uma crise de labirintite emocional
Quanto tempo dura uma crise de labirintite emocional? As crises de labirintite emocional também se assemelham às crises de labirintite comum: em ambos os casos, as crises podem ocorrer espontaneamente, podendo durar de alguns minutos a várias horas. Em casos mais graves, podem até mesmo durar dias.
O que é labirintite emocional e como tratar
Quadros de tontura e zumbido durante períodos de grande pressão, ansiedade e estresse são popularmente associados a uma suposta “labirintite emocional”. Fatores de ordem emocional, porém, não são considerados causas diretas para esses sintomas, embora influenciem a gravidade com que eles são percebidos pelo paciente.
Qual o melhor remédio para labirintite emocional
Nos casos em que o paciente desenvolve uma crise de labirintite, o médico pode receitar o uso de medicamentos, como:
- Betaserc;
- Clopam;
- Cinarizina;
- Dramin;
- Dramin B6;
- Dramin B6 DL;
- Labirin;
- Vertix.
O que fazer para curar a labirintite emocional
O tratamento da labirintite emocional deve ser feito com acompanhamento de psicoterapia com o objetivo de identificar a principal causa da alteração.
O que mais ataca a labirintite
É preciso reduzir o consumo de carne vermelha, o álcool e aqueles alimentos com glúten e açúcar branco, como pães, tortas e bolos.
Como é feito o teste para saber se tem labirintite
O procedimento mais importante para o diagnóstico de labirintite é o exame otoneurológico, um tipo de exame que testa a função do labirinto, responsável pelo equilíbrio e os sistemas envolvidos para o seu bom funcionamento. Além disso, ele também testa outros elementos ligados ao sistema nervoso.
O que desperta a crise de labirintite
Ela se manifesta, em geral, depois dos 40 anos, decorrente de alterações metabólicas e vestibulares. Hipoglicemia, diabetes, hipertensão, otites, uso de álcool, fumo, café, alguns medicamentos, estresse e ansiedade são fatores de risco para labirintite.