O que é a justiça para Platão?

Perguntado por: lgentil8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

O justo é aquele que exerce seu lugar na polis dentro de sua aptidão. (PLATÃO et al., 380 a.C). A alma sendo harmônica logo será justa, então o justo é mais feliz que o injusto, pois essa harmonia trará uma paz interior e um equilíbrio à vida do homem, a justiça compensa na medida em que é o caminho a uma vida plena.

A justiça platônica é entendida como uma harmonia e ordem das partes em função da consecução de objetivos comunitários que são condição para a felicidade da comunidade e de seus membros (República, 443de).

Já o homem que tem o conhecimento, acaba conhecendo o que é bom, belo e verdadeiro, tendo então ética. Sendo assim, para buscar a justiça o homem precisa ter conhecimento e seguir sempre as leis, mesmo elas sendo injustas. Platão fala que justo é dar para cada um o que cada um merece.

Aristóteles discordando de Platão no que se refere ao plano das ideias, justiça era sinônimo de virtude individual, mas interpessoal, apenas existindo quando os seres se relacionavam em comunidade, o conceito clássico do homem sendo um animal político.

Justiça para Platão
Para os indivíduos, a justiça é o caminho à uma vida plena. A alma justa é uma alma harmônica que fará do justo uma pessoa feliz e trará paz interior e equilíbrio à vida humana. A justiça não é coerção, pois ela parte da alma harmônica do indivíduo.

A Justiça é "a virtude moral que rege o ser espiritual no combate ao egoísmo biológico, orgânico, do indivíduo." (ADEODATO, 1996). A Justiça harmoniza as pretensões e interesses conflitantes na vida social da comunidade.

Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo. Nota: A citação é atribuída a Platão e Sócrates.

78. A justiça para Aristóteles é uma virtude (areté) prática ou moral, da mesma forma, por exemplo, que a coragem e a temperança. As virtudes éticas são hábitos que, como tais, se adquirem pela experiência.

Em 433a Sócrates expõe que a justiça é cada um fazer aquilo que lhe foi atribuído por natureza, ou seja, cada cidadão deve se ocupar com um único ofício na pólis, devendo ser aquele para o qual possui atribuição inata.

O Platonismo reúne as diversas abordagens da teoria de Platão: metafísica, retórica, ética, estética, lógica, política, dialética e da dualidade (corpo e alma), sendo classifica em três períodos, a saber: Platonismo Antigo (século IV a.C. até a primeira metade do século I a.C.)

Para Platão, toda virtude é conhecimento. Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. A busca da virtude deve prosseguir pela vida inteira - portanto, a Educação não pode se restringir aos anos de juventude.

Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio, que por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social. Designa o respeito pelo direito de terceiros.

2.2 Justiça Natural. 2.3 Justiça Política. 2.4 Justiça Distributiva. 2.5 Justiça Comutativa. 2.6 Justiça de Equidade.

A Justiça, na filosofia antiga, significava virtude suprema, que tudo abrangia, sem distinção entre o direito e a moral. Segundo este entendimento, é a expressão do amor ao bem e a Deus (ROSS, 2000, p.