O que é a espuma do feijão?

Perguntado por: ebotelho8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

A espuma branca que se forma quando o feijão começa a ferver é composta principalmente por proteínas e amido que são liberados durante o processo de cozimento. Essas proteínas e amido se combinam com a água do cozimento e formam uma espuma que fica na superfície da panela.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.

No caso das leguminosas, como o feijão, a soja e o grão-de-bico, por exemplo, o fitato (ácido fítico) é um antinutriente dificultador para absorção de cálcio, ferro, magnésio e zinco.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.

A espuma formada ao cozinhar feijão é composta de amido, proteínas e açúcares, e segundo artigo publicado no site Kitchnn, especializado em Gastronomia, é segura para consumo. Vale dizer que algumas proteínas formam espuma com facilidade como as proteínas presentes no leite, soja e na clara de ovo.

Espuma: Quando o feijão azeda, pode haver uma camada de espuma na superfície. Portanto, essa também é uma forma eficiente de como saber se o feijao estragou.

​Por que o feijão causa gases? O feijão, assim como outras leguminosas como grão de bico, lentilha e outras, é flatulento uma vez que apresenta oligossacarídeos e fitatos na composição. Os oligossacarídeos são carboidratos que não são digeridos pelas enzimas do corpo, dando origem ao processo de fermentação.

Demolhar as leguminosas permite aumentar a digestibilidade o que melhora também a sua absorção. Isto porque estes grãos e sementes podem provocar a intensificação da fermentação a nível do intestino.

O remolho das leguminosas, uma antiga prática de deixar o feijão e outros grãos de molho durante algumas horas antes de cozinhá-los, é a solução para eliminar os antinutrientes e deixar os grãos mais macios, facilitando o processo digestivo e de cozimento.

O feijão e outras leguminosas como a lentilha e o grão-de-bico podem ser deixados de molho na água durante a noite para melhorar seu valor nutricional (confira aqui estudo a respeito: 10). A maioria do ácido fítico presente nas leguminosas é encontrada na pele.