O que diz em Tiago 4-3?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

3 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.

1 Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor. 2 Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

O que aprendemos com Tiago sobre como os doentes podem ser curados? (Os alunos podem usar palavras diferentes, mas certifique-se de que identifiquem o seguinte princípio: Pela oração da fé e pelo poder do sacerdócio, os doentes podem ser curados.

Irmãos , não falem mal uns dos outros. Aquele que julga o seu irmão ou fala mal dele está a falar mal da própria lei de Deus e a julgá-la. E, se pretendes julgar a lei, já não a estás a cumprir, mas fazes-te juiz dela. E só há um que tem poder para dar leis e para julgar: aquele que tem poder para salvar ou condenar.

Quem escreveu esse livro? A epístola declara que o autor é “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo” (Tiago 1:1). A tradição cristã afirma que esse Tiago, como Judas, era um dos filhos de José e Maria e, portanto, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Gálatas 1:19).

Essa mudança de postura proposta pelo Apóstolo traz resultado: nos aproximamos de Deus e Deus se aproxima de nós! Ele nos ama e quer estar conosco, mas é necessário mudança de postura para que sejamos preenchidos pelo Seu poder. APROXIMEM-SE DE DEUS, E ELE SE APROXIMARÁ DE VOCÊS!

4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? 6 Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Nós não devemos nos tornar orgulhosos nos momentos de prosperidade nem nos desesperar nos momentos de problemas. Por um lado, devemos refrear a nossa arrogância pelo temor a Deus. Por outro lado, devemos nos agarrar à sua misericórdia naqueles momentos em que pensamos que ele está irado conosco.

6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Os quatro passos da oração
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

1 Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. 2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. 3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne.