O que a palavra de Deus fala sobre gratidão?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

A Bíblia diz que devemos ser gratos em todas as ocasiões, porque essa é a vontade de Deus (1 Tessalonicenses 5:18). A gratidão é uma forma de louvar a Deus e um sinal de uma vida transformada por Jesus. Quem é grato é mais feliz. A gratidão ajuda a valorizar as bênçãos que temos, encontrando mais alegria nelas.

A gratidão é um grande catalisador de todos os atributos cristãos! Um coração grato é a fonte de todas as virtudes. O Senhor prometeu: “E aquele que receber todas as coisas com gratidão será glorificado; e as coisas desta Terra ser-lhe-ão acrescentadas, mesmo centuplicadas, sim, mais”.

A Bíblia diz em Salmos 92:1-2: “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade.” Comece o dia com uma atitude de gratidão.

- Salmos 150:1-2
A gratidão ao nosso Deus, deve vir do fundo do nosso coração. Louvá-lo pelos seus feitos e grandeza, fortalece ainda mais a nossa fé. Deus é o motivo do nosso louvor! Engrandecido seja o Seu poderoso nome!

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos.

Quando você expressa gratidão, isso desencadeia uma resposta biológica no cérebro do destinatário, que inclui uma onda de dopamina química que leva a uma sensação boa, diz o psicólogo.

23 Aquele que oferece por sacrifício ações de graças me glorifica; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus. 23 Aquele que oferece sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.

22 O mais pequenino se tornará mil, o menor será uma nação poderosa. Eu sou o Senhor; na hora certa farei que isso aconteça depressa.

Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, Ele é tudo o que eu sempre preciso. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Que verdade esses versículos nos ensinam quanto ao que pode resultar de enfrentarmos oposição para seguir Jesus Cristo? (Os alunos podem usar outras palavras, mas certifique-se de que identifiquem esta verdade: A oposição que enfrentamos ao seguir Jesus Cristo pode ser benéfica para Sua obra.)

1 Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. 2 Digam-no os remidos do Senhor, os que aredimiu da mão do inimigo, 3 E os que congregou das terras do oriente e do ocidente, do norte e do sul. 4 aAndaram desgarrados pelo deserto, por caminhos solitários; não acharam cidade para habitar.