Qual a finalidade de uma tatuagem?

Perguntado por: imachado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Além do uso em rituais, a tatuagem serviria também como identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros, ornamentação e até como camuflagem. Com o cristianismo a técnica caiu em desuso no Ocidente e foi proibida.

Usadas para marcar um momento importante, fazer uma homenagem ou simplesmente para embelezar o corpo, as tatuagens têm suas origens muito antes de Cristo.

As tatuagens cumprem um importante papel dentro desse mundo dos significados, pois eternizar uma marca no corpo pode também ser uma forma de lembrar que história ela conta e o que ela expressa. A importância do ato de tatuar acompanha as pessoas desde a antiguidade, mas não se sabe ao certo sua origem.

A camada mais superficial é constituída por células mortas; logo abaixo, está uma camada que possui células vivas e é chamada de epiderme. A terceira e mais profunda camada é a derme. É nessa última camada que a agulha da tatuagem penetra e injeta o pigmento, o qual ficará fixo na pele, dando cor à tatuagem.

Os registros escritos em grego sobre tatuagens datam de pelo menos o século V a.C. Os antigos gregos e romanos usavam tatuagens para penalizar escravos, criminosos e prisioneiros de guerra.

O senso estético da tatuagem
A Psicologia nos explica que o desejo de aprovação social nos faz expor ao mundo nossas crenças e uma das formas mais comuns de se fazer isso é através das tatuagens. Falo com tranquilidade: tatuagem também é arte!

Tatuagem é a gravação de imagens ou textos na pele, geralmente de forma permanente. O termo se originou em língua polinésias, com base no termo “tatau” (“marca realizada na pele”).

A dor da tatuagem pode se tornar prazerosa e viciante para muitos. Isso acontece porque o organismo libera, enquanto você está tatuando uma parte do seu corpo, uma substância chamada endorfina, que proporciona a sensação de prazer e que ao mesmo tempo aumenta o bem estar e diminui o stress.

da sociedade. Estudos averiguaram que muitas pessoas tatuadas sofrem preconceito, não são aceitas em alguns contextos, perdem vagas de emprego e são marginalizadas simplesmente por terem o corpo tatuado. A intolerância e o desrespeito pelas decisões do outro estão cada vez mais acentuados.

O jovem faz tatuagem como forma de marcar sua individualidade e se diferenciar de seu grupo social como defesa à massificação. 2. O jovem faz tatuagem como forma de marcar uma mudança em sua vida ou em um momento de mudança de vida, (associação a um momento marcante).

Frases pessoais
Se você já enfrentou um momento difícil na vida, sabe que 'tudo passa'! 'Além do que se vê' é uma ótima frase para lembrar que a essência supera qualquer traço físico.

É importante notar que a migração da tinta para os gânglios linfáticos não acontece instantaneamente. Na verdade, pode levar semanas, ou até mesmo meses, para que os macrófagos realizem essa jornada completa.

Tatuagem no Braço: Uma Forma de Expressão
A tatuagem no braço, portanto, é uma forma, tanto para o homem quanto para mulher, expressar de forma mais evidente algum aspecto de sua personalidade, de seus desejos e vontades.