Qual igreja permite beber?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Igreja Gabola, na África do Sul, permite o consume de grandes quantidades de álcool durante os cultos.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica no número 2290, o abuso do álcool é condenável, mas beber não é pecado desde que em quantidades mínimas, evitando exageros e o intuito de se embriagar propositadamente para se anestesiar.

Na tradição católica contudo, não há essa restrição. O vinho, inclusive, é substância indispensável para a celebração de missas. No islamismo, o consumo de álcool também é proibido. Garrafas de bebidas tradicionais de cada nação são presentes comuns oferecidos ao pontífice em visitas de chefes de estado.

A ingestão de bebidas alcoólicas não é bem vista por quase nenhum religião. As mais populares como o Cristianismo e o Islamismo condenam a ingestão de álcool e nas nações onde o Islamismo vigora na maioria da população, o consumo de álcool é severamente punido.

Pois perante as sagradas escrituras, mesmo havendo diversas advertências a respeito do uso consumo de bebidas alcoólicas, Deus não o proíbe em si.

A Bíblia diz em Provérbios 31:4-5: “Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito.”

Vinte e seis anos depois, ou seja em 1973, o Ritual da sagrada Comunhão e culto do mistério eucarístico fora da Missa estabeleceu: “Os que vão comungar abstenham-se de alimentos e bebidas, excepto água ou remédios, pelo espaço de ao menos uma hora antes de receberem o Sacramento.

A propósito de “respeito pela saúde”, o Catecismo menciona o fumo na parte dedicada ao quinto mandamento, “não matar”, número 2.290: “A virtude da temperança leva a evitar toda a espécie de excessos, o abuso da comida, da bebida, do tabaco e dos medicamentos”.

Na Igreja Católica latina, que todos conhecemos, somente os Diáconos permanentes podem estar em matrimônio. Uma curiosidade é que os padres casados não podem ser elevados a bispos.

Os elementos da Eucaristia são o pão e o vinho que são consagrados em um altar e consumidos em seguida. Os cristãos geralmente reconhecem uma presença especial de Cristo neste rito. A Igreja Católica afirma que a Eucaristia é o corpo e o sangue de Cristo sob as espécies do pão e do vinho.

Os muçulmanos não bebem nada que contenha álcool porque o Alcorão proíbe tudo o que cause intoxicação e diz que o mal causado, o pecado, é maior de que o bem. A proibição vale mesmo que seja necessária grande quantidade de uma bebida para haver a intoxicação: não se deve beber nem mesmo pouco dela.

Na Igreja Mórmon - oficialmente, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias -, o sexo fora do casamento, a pornografia e a masturbação são proibidos. Sheppard diz que, entre os 16 e 19 anos, teve "algumas namoradas" com quem manteve relações íntimas, sem fazer sexo.