O que diz em Levítico 3?

Perguntado por: egodinho4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

1 E se a sua oferta for sacrifício pacífico; se a oferecer de gado, macho ou fêmea, a oferecerá sem defeito diante do SENHOR. 2 E porá a sua mão sobre a cabeça da sua oferta, e a degolará diante da porta da tenda da congregação; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o sangue sobre o altar em redor.

3:1 O termo sacrifício pacífico tem origem na palavra usada no hebraico para paz (shalôm), que significa inteireza, totalidade, completude, sanidade, saúde. Quando uma pessoa possuía isto, em todas as suas dimensões, ela possuía paz.

O livro de Levítico contém instruções sobre o cumprimento dos deveres do sacerdócio, como o sacrifício de animais e outros rituais que ajudariam a ensinar os filhos de Israel a respeito de Jesus Cristo e Sua Expiação (ver Alma 34:13–14).

Essas ofertas consistiam de flor de farinha e azeite ou pão ázimo e azeite, e eram entregues com os holocaustos e outros tipos de sacrifícios chamados de ofertas de paz.

Levítico 1 fornece instruções para uma oferta queimada, ou holocausto. Os sacerdotes faziam essa oferta duas vezes por dia. As pessoas também podiam fazer uma oferta queimada para mostrar sua devoção e dedicação a Deus. Muitas das instruções acerca do holocausto são as mesmas para outras ofertas explicadas em Levítico.

Levítico 19:28. “Não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós.” Por que é importante não seguir tendências do mundo tais como a de fazer tatuagens?

Significado de Levítico
adjetivo Referente aos levitas. substantivo masculino Terceiro livro do Antigo Testamento (Pentateuco) e o único formado inteiramente por leis religiosas e éticas. Seu nome origina-se da tribo levita ou de Levi, de quem descendiam os sacerdotes.

Podemos dividir o livro em seis partes: 1) leis dos sacrifícios e ofertas (1-7); 2) a consagração dos sacerdotes (8-10); 3) leis do puro e do impuro (11-15); 4) o grande dia da expiação (16); 5) código da santidade (17-26); 6) apêndice: resgate das ofertas votivas (27).

O livro de Levítico foi escrito por Moisés durante a peregrinação dos israelitas pela península do Sinai no tempo do êxodo do Egito. Acredita-se que esse importante evento tenha ocorrido na metade do segundo milênio antes de Cristo. A data mais provável fica em algum momento no decorrer do século 14 a.C.

Levítico 16
O bode emissário simbolizava o fato de que por meio da Expiação todos os pecados de Israel poderiam ser perdoados, para nunca mais retornarem.

Não sejamos hipócritas! Deus não quer nosso canto ou que falemos bonito d'Ele, Ele quer, acima de tudo, que estejamos reconciliados com Ele e com os outros. Essa é a oferta que agrada ao coração de Deus.

Levítico 27:30-33 NVI
“Todos os dízimos da terra—seja dos cereais, seja das frutas—pertencem ao SENHOR; são consagrados ao SENHOR. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízimo, terá que acrescentar um quinto ao seu valor.

O povo deve confessar seus pecados e fazer uma restituição por eles — O perdão é concedido por meio de uma oferta pela culpa — Dessa maneira os sacerdotes fazem a expiação do pecado.

Atualmente, existem várias teorias sobre a origem dos chifres nos cantos do altar. Segundo uma delas, os chifres representavam os animais que seram sacrificados no altar. Segundo outra teoria, o altar com chifres surgiu a partir de outros altares e objetos de culto da Síria.