O que diz em Judas?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Judas usa palavras duras contra aqueles que se opõem a Deus e a Seus servos, contra aqueles que participam de adorações pagãs imorais e contra aqueles que dizem não haver necessidade de se obedecer aos mandamentos de Deus, inclusive a lei da castidade. Ele também descreve algumas características de tais indivíduos.

Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo: 2. Misericórdia, paz e amor vos sejam multiplicados.

Mas Judas nos ensina que nem mesmo o melhor exemplo, a evidência mais convincente, e os melhores ensinamentos – o melhor ambiente para a incubação da fé – não podem, em si e por si mesmos, mudar o coração humano.

Se as versões do Evangelho segundo Mateus e do Evangelho segundo Marcos estabelecem a traição de Judas à possível ganância do discípulo – que teria traído o seu mestre, recebendo por isso a quantia de trinta moedas de prata, o Evangelho segundo Lucas e o Evangelho segundo João atribuem a traição a uma influência ...

O livro de Judas, irmão de Tiago, faz parte do Novo testamento e foi escrito entre 60 e 80 DC.

7 assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

Então compreendemos que Judas Tadeu e Judas Iscariotes, ambos foram discípulos de Cristo, porém um respondeu com fidelidade ao chamado do Mestre, outro traiu Jesus, preferindo a proposta dos homens ao Reino que Jesus ofereceu para todos que perseverassem até o fim.

Judas Iscariotes é citado nos Evangelhos como o discípulo que identificou Jesus às autoridades romanas com um beijo na testa, acusando-o de ser o rei dos judeus, o Messias que incitava o povo e ameaçava o governo romano.

Em seguida, Jesus pede a Judas que o ajude a libertar-se do seu invólucro físico. "Tu excederás todos os outros. Pois tu sacrificarás o homem que me veste", diz-lhe. Só a traição e a morte na cruz poderão permitir a Jesus cumprir o seu destino - e o instrumento para isso será Judas.

No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição.

Gênesis: Judá vive desgraças e se culpa por ter vendido José como escravo.

Além disso, no livro de Êxodo, trinta moedas de prata era o valor a ser restituído por um escravo morto. Mas o que esse valor de 30 moedas de prata significa nos dias de hoje? Existem várias interpretações. Uma teoria é que as moedas de prata usadas para pagar Judas seriam equivalentes a denários romanos.

Gestas, o mau ladrão, foi colocado à esquerda de Cristo, era o rebelde; e Dimas, o bom ladrão, à direita, quem arrependido, se colocou do lado do poder e ganhou a posterior estima do Cristo.