Pode colocar o nome do filho de Jesus?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

O Congresso Nacional decreta: Art. 1.0 É proibido o registro de pessoas físicas com o nome de Jesus.

Concluindo, e respondendo à pergunta do título, os pais podem escolher como nomes de seus filhos aqueles que mais lhes agradarem.

No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os mais de 200 milhões de habitantes do País, 35.774 se chamam Jesus. Em Pernambuco, dos 8.796.448 habitantes, 470 possuem esse nome.

Os pais, juntos ou separados, são responsáveis por irem até um cartório e solicitarem o registro. Após esse passo, é emitida a certidão de nascimento, posteriormente, já é possível emitir outros documentos importantes (RG e CPF, por exemplo). Vale lembrar que o registro precisa ser feito em um cartório mesmo.

A pessoa interessada poderá solicitar, diretamente nos cartórios de registro civil de pessoas naturais, a alteração de seu gênero e de seu nome no registro de nascimento e de casamento, incluindo os agnomes indicativos de gênero ou descendência (filho, neto, júnior e etc).

Nomes esdrúxulos. A partir de 1973, a lei Federal de Registros Públicos passou a proibir os oficiais de cartório de registrar crianças com nomes que exponham ao ridículo ou a situações humilhantes.

Antigamente, ao realizar o registro de nascimento da prole, era de costume popular o ato de colocar somente o sobrenome do pai, ou, ainda, sempre posicionar o sobrenome paterno por último. Isso porque, na maioria das vezes, os sobrenomes mais utilizados são aqueles que ficam por último no nome.

Nas traduções do Antigo Testamento da Bíblia para o Grego, foi feita a transliteração dos nomes “Yeshua” e “Yehoshua” para o nome único “Iesous”, que foi traduzido para o Latim como "Iesus" e para o Português como "Jesus". Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que significa "Jesus Cristo, o Messias".

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Na época de Jesus Cristo, não existiam sobrenomes. Para se referir a alguém, era comum dizer a cidade onde a pessoa tinha nascido e vivido ou quem era o pai. Nos evangelhos, Jesus é chamado de “Jesus de Nazaré”, “Jesus, o nazareno”, “Jesus, o filho do carpinteiro” ou “Jesus, o filho de José”.