O que significa Meia-noite na Umbanda?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 18 votos

Há a crença que essa é a hora perfeita para muitos trabalhos mágicos, como simpatias, orações e rituais, pois os espíritos de luz podem nos ajudar a fortalecer nossos pedidos, mas atenção, pois o contrário também pode acontecer.

Exu da Meia Noite, pertence à linha das almas, é chefe de falange. Pertence a linha negativa de Xangô, sendo serventia de Xangô Da Pedra Preta. Bebe licor, marafo, conhaque, uísque, Fuma charutos, cigarrilhas, trabalha muito com as moças bonitas (como são chamadas as pomba-giras).

Havia pessoas que atribuíam a meia noite um horário perigoso por ser a hora em que Jesus mais padeceu, que segundo algumas crenças, este Exu ali estava. Conta-se também que todo o poder mágico e de sorte de São Cipriano, bem como os manuscritos por ele queimados, foram dados a este Exu.

Oxumaré

Oxumaré Oxumaré é filho de Nanã, é a divindade do movimento, do ciclo vital. Esse orixá é homem e mulher ao mesmo tempo, ele representa as dualidades, como o dia e a noite, o bem e o mal.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

O Homem da Meia-Noite, com cerca de quatro metros de altura, é o mais antigo boneco gigante de Olinda. Nascido na categoria “troça” em 1932, passa a clube de alegoria e crítica a partir de 1936.

Meia noite
Há a crença que essa é a hora perfeita para muitos trabalhos mágicos, como simpatias, orações e rituais, pois os espíritos de luz podem nos ajudar a fortalecer nossos pedidos, assim, como o contrário também.

Imagem Exu capa preta /meia noite (25cm gesso cerâmico resinado) | Shopee Brasil.

Conhecido como o “homem da capa preta”, em referência a capa que usava, e que escondia a metralhadora que usualmente carregava — a Lurdinha[3], Tenório nasceu no Alagoas, em área do município de Palmeira dos Índios, em 27 de setembro de 1906[4].

08 de março

Dia de comemoração:
Pombagira: 08 de março, juntamente com o Dia Internacional das Mulheres. Exu: 24 de gosto e 13 de junho (no sincretismo com Santo Antônio)

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.