O que é ficar no Ronco da Umbanda?

Perguntado por: ujesus7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

o roncó, clausura, quarto que suspende os iaôs, os iniciados, do cotidiano pelo período da iniciação e das obrigações ao longo da vida religiosa do candomblé, é um grande útero. ali se gesta sempre um nascimento. Uma personalidade mítica desvela.

Espaço sagrado onde ficam recolhidos os iniciados no candomblé. Exemplo de uso da palavra Roncó: É um quarto à parte dentro do terreiro ou separado dele, onde ficam recolhidos os iniciados, que após cumprirem o prazo determinado são apresentados aos irmãos de fé e consagrados aos Orixás, através da raspagem.

Uma delas é o ritual de iniciação, na qual uma pessoa se prepara para se tornar filha de um orixá. “Primeiro ela tem que agradar a todos os orixás da natureza, Oxum, Xangô, Oxossi, os orixás do rio, da mata e das cachoeiras. Ela fica no roncó por 16 dias.

Mas o que seria afinal a deitada na Umbanda? Basicamente é firmar a energia do orixá na cabeça de quem vai se deitar. Todo o ritual é feito para assentar o axé dos orixás, aplicando e condensando sua energia na cabeça do médium (ou ori). Para isso começa fazendo uma oferenda para os orixás que se vai deitar.

Em geral, ela acontece em duas circunstâncias: através da socialização do indivíduo no grupo religioso, neste contexto, a iniciação é marcador do modus vivendi adquirido pelo indivíduo em sua formação como parte do grupo: o(a) candidato(a) à iniciação já frequenta algum terreiro e decidi pela iniciação.

REconexão com o sagrado que habita dentro do seu. ser.

Iansã, a Guerreira
Yabá dos ventos e tempestades, movimenta-se ora suave, ora arrebatador. É fiel às suas convicções. Uma guerreira que não foge às batalhas. Conhecer essa deusa causa impacto e muita admiração em função de seu poder.

A quebra de resguardo pode incidir no risco de infecção vaginal e uterina para a mulher e, para o homem, aumenta o risco de infecção prostática.

A Umbanda NÃO faz trabalho de “amarração” ou similares; A Umbanda NÃO faz adivinhações, é dito apenas aquilo que NECESSITA ser dito, e com a permissão do plano espiritual; A Umbanda NÃO faz trabalhos financeiramente cobrados!

“Portanto, nossos fundamentos e ritos estão garantidos por lei. O ato sagrado de 'raspar a cabeça' faz parte da ritualística iniciática e jamais deve ser confundido com ato de tortura ou lesão corporal.

Na umbanda, o ato de cruzar uma imagem ou elemento é pegar algo que não é sagrado e torná-lo sagrado perante nossa religião. Esse ato quem faz é um Guia, usando seus elementos e magia necessária para qual for o objetivo.

Segundo Thauane o fio de contas, um colar usado pelos praticantes do candomblé, serve como proteção e também para identificar aquilo em que a pessoa acredita, pois cada cor possui um significado.

O fio de contas é fechado com Isiro ikasi (uma conta especial), que aqui no Brasil ficou conhecida como "firma", justamente por fechar ou firmar o colar.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.