O que corta o gosto do alho?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os resultados mostraram que mastigar folhas cruas de hortelã é o melhor remédio para eliminar o sabor indesejável deixado pelo alho na boca.

O óleo de cozinha é a solução mais eficaz e prática para retirar o cheiro do alho das mãos. Realmente funciona e é um recurso barato que todo mundo tem na cozinha.

O talinho verde que aparece no meio do alho (quando ele já quer dar sinais de que quer brotar), amarga a receita. Corte na metade, no sentido do comprimento, e tire com a ponta da faca. Pique bem fininho, fica mais delicado e fácil de espalhar no preparo (o que não acontece quando você usa o amassador de alho).

Deixe de Molho na Água. (
Coloque em um saco zip ou de frutas e cubra com água gelada. Deixe de molho por 15 minutos e troque a água deixando de molho por mais 15 minutos na água nova.

De acordo com o estudo, realizado por duas pesquisadoras do Departamento de Ciências e Tecnologias dos Alimentos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, o hálito indesejável causado pelo alho pode permanecer por quase 24 horas.

Quando um dente de alho ou a cebola são cortados ou moídos, o composto sulfeto de metil-alilo (entre outros) é liberado. Quando ingerido, esse composto é absorvido pela corrente sanguínea e pode causar mau cheiro na transpiração e respiração durante um dia inteiro.

É preciso tirar o miolo do alho? A resposta para essa pergunta é muito simples: não.

Alho roxo é mais picante
O alho roxo, em comparação com o branco, tem um sabor mais marcante. Isso por conta de uma concentração maior de alicina, uma substância formada durante o amassamento ou tritura do alimento.

A verdade é que colocar açúcar no molho ou outros ingredientes adocicados não tira a acidez, apenas ajuda a disfarçá-la, mas existem outras formas de cumprir essa missão com sucesso. Basta uma pitada pequena de bicarbonato de sódio (ou fermento em pó), uma boa redução e pronto!

Manter a cebola dentro de uma tigela com água gelada antes do corte também evita as lágrimas.

De todos eles, maçã crua foi a mais eficaz e funcionou como desodorizante para as enzimas que causam o odor. Todos os alimentos que se mostraram eficazes são ricos em polifenóis, compostos que quebram o sabor forte do alho. Bebidas como chá verde, limonada e suco de tomate ajudam a eliminar o mau hálito.

Partículas de alimentos: alimentos como alho, cebola e outros ingredientes com cheiro forte podem deixar partículas na sua boca e língua, o que resulta em um mau hálito pós-almoço. Felizmente, esse mau hálito é fácil de ser solucionado e não é uma causa crônica da halitose.

Ao contrário do que muitos pacientes acreditam, sentir gosto ruim na boca está longe de ser um quadro normal - ainda que alguns alimentos, como alho, pimenta e cebola, possam intensificar a sensação. “Gosto ruim na boca pode ter várias causas, entre elas, a má higienização bucal”, destaca a profissional.

A melhor maneira de evitar o mau hálito é manter as bactérias longe dos dentes. Escová-los após cada refeição (inclusive lanches), usar fio dental (pode ser sempre na última escovação do dia) e aplicar enxaguante bucal são ótimas formas de prevenir o mau hálito.

Benefícios do alho: cru x cozido
Afinal, possui ação antibacteriana, é hipocolesterolêmico (ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixos) e anti-hipertensivo. Os benefícios não param por aí! O alho é fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.