O que comer quando está com a garganta inflamada?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Para quem prefere alimentos mais encorpados, mas sem fugir das comidas mais macias e “amigáveis” para a garganta inflamada ou sintomas de gripe, purês são ótimas alternativas, tanto na versão salgada quanto na doce. Para o prato principal, purê de batata, mandioquinha, cenoura e abóbora são boas pedidas.

Algumas pessoas podem apresentar irritação na garganta ou no estômago ao consumir frutas cítricas, se esse é o seu caso, evite; Frutas como a banana e o mamão são ricas em fibras, um componente de difícil digestão. Por isso, tenha cuidado ao consumi-las quando estiver gripado.

Outro estudo avaliou que bebidas quentes oferecem maior alívio de sintomas desagradáveis, como espirros, tosse, coriza e dor de garganta.

O frio é um grande inimigo para garganta inflamada, por isso, é necessário evitar o uso do ar condicionado. Isso porque, ele pode piorar a inflamação, desenvolvendo complicações. Porém, caso você não consiga resistir ao ar condicionado, principalmente durante o verão, evite ligá-lo em temperaturas muito baixas.

Para o prato principal, purê de batata, mandioquinha, cenoura e abóbora são boas pedidas. Para a sobremesa, frutas como a maçã, pera e banana são as principais indicadas.

A solução mais simples mas também uma das mais efetivas é fazer gargarejo, pelo menos 3 vezes por dia, com a mistura de água morna e sal. A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa.

Água gelada não faz mal para a garganta, mas é claro que deve haver cuidado ao ingerir líquidos com temperaturas tão distintas assim. Entretanto, não há comprovação de que algo gelado faça mal para esta parte do corpo.

Pode ser sopa ou comida cozida que não tenha pedaços muito grandes. Além disso, evite comer coisas que são quentes demais ou geladas demais. Mudanças bruscas de temperatura fazem com que a inflamação não sare rápido e até piorar a situação. Evite tomar café ou comer coisas que tenham muitos condimentos e temperos.