O que comer para ter ferro no sangue?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Sementes como as de abóbora e de girassol e o gergelim são importantes fontes de ferro não heme, sobretudo para veganos e vegetarianos. Estes pequenos alimentos ajudam a complementar as necessidades diárias do ferro e podem ser facilmente incluídos na alimentação misturadas a saladas, frutas ou pães.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

Fruta. Abacate, ananás, alperce, manga, ameixa, amora, banana, figo, cereja, kiwi, laranja, limão, tangerina, maçã, morango, pêra, pêssego, uvas. A lista de frutos que são alimentos ricos em ferro é vasta. Para mais, grande parte deles também fornece ao organismo várias vitaminas, como a C.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos)

A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada. A anemia se desenvolve, fazendo com que as pessoas fiquem pálidas e sintam-se fracas e cansadas.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Os alimentos ricos em ferro são divididos em dois tipos: o heme, presente nas carnes vermelhas e que tem melhor absorção no organismo, e o ferro não heme, obtido dos vegetais, sendo mais bem absorvido com a ingestão de vitamina C, encontrada também nos alimentos.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

Os alimentos de origem animal, como a carne vermelha e o fígado de frango, contêm mais ferro do que os de origem vegetal. Além disso, o organismo consegue absorver cerca de 20% a 30% do mineral presente em carnes e outros alimentos de origem animal, enquanto a absorção do ferro em produtos vegetais varia de 2% a 10%.

Quando a ferritina é preocupante? De modo geral, sempre que a ferritina ultrapassar seu limite (>200 μg/L em mulheres ou >300 μg/L em homens) é cabível investigação. Entretanto, quando o excesso de ferro também é identificado, é preciso maior atenção.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Bebidas gaseificadas. Leite e derivados (cálcio) Ovos. Cereais integrais.

Um café da manhã rico em ferro ajuda a prevenir a anemia. Aposte em um omelete com folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula, agrião! Esses são alimentos fontes de ferro e vitamina C. Se você gosta de frutas nesse horário, é uma ótima ideia complementar com as cítricas, como laranja e abacaxi, ricas em vitamina C.