O que colocar na mandioca para amaciar?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para amolecer a mandioca, troque a água quente por fria. Tampe a panela e leve ao fogo. Depois da primeira fervura, a mandioca ficará macia.

Quando a mandioca, depois de cozida, não amolecer, tire-a da água fervente e coloque-a em água fria. Depois ponha novamente para cozinhar.

Fica dura e vidrada, em vez de macia e cremosa. As razões para isto são pouco conhecidas, mas pesquisadores acreditam que uma das causas do fenômeno está ligado à redução do amido e aumento dos açúcares que podem ter sido provocados por alguma situação de estresse na planta.

Esse problema nada mais é do que uma defesa da planta, da raiz, para evitar perda da água. O azulamento começa a ocorrer nos vasos que levam a água do solo para as raízes da mandioca. Isso acontece com todas as variedades, com maior ou menor intensidade.

Se você quer cozinhar sua mandioca em pouco tempo, a panela de pressão pode ser uma ótima aliada. Aqui, só é preciso deixar o tubérculo no fogo por 20 minutos após a panela pegar pressão. O tempo é curtinho, mas o sabor fica irresistível.

Mandioca

  1. Na fervura. De 15 a. 25 minutos.
  2. No vapor. De 15 a. 20 minutos.
  3. Na pressão. De 10 a. 20 minutos.
  4. No forno. 60 minutos. Temperatura 220ºC.

O tempo de cozimento da mandioca pode variar 20 a 40 minutos na pressão ou convencional sendo que as mandiocas mais frescas cozinham mais rapidamente do que as mais antigas. Uma mandioca fresca pode cozinhar em 10 minutos em uma panela de pressão.

No tempo de inverno (junho +-), caem as folhas da mandioca. Quando vem a primavera (setembro +-), elas começam a brotar de novo. Para essa brotação, o polvilho, que está nas raizes, é usado para formar as folhas que brotam. Então, as raízes, que antes cozinhavam, não cozinham mais.

No caso da mandioca ter sido colhida no dia anterior ao processamento, é possível armazená-la durante a noite em tanques com água. O período de imersão em água não pode ultrapassar 12 horas, para prevenir a fermentação das raízes e consequentemente sua deterioração.

Para saber se a mandioca é nova, observe a casca. Se a casca sair inteira, ela é nova. Caso saia "quebrando" é uma raiz mais velha, portanto mais dura.