O que fazer se a mandioca não cozinha?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 2 votos
video_content

Para amolecer a mandioca, troque a água quente por fria. Tampe a panela e leve ao fogo.

No tempo de inverno (junho +-), caem as folhas da mandioca. Quando vem a primavera (setembro +-), elas começam a brotar de novo. Para essa brotação, o polvilho, que está nas raizes, é usado para formar as folhas que brotam. Então, as raízes, que antes cozinhavam, não cozinham mais.

Fica dura e vidrada, em vez de macia e cremosa. As razões para isto são pouco conhecidas, mas pesquisadores acreditam que uma das causas do fenômeno está ligado à redução do amido e aumento dos açúcares que podem ter sido provocados por alguma situação de estresse na planta.

Verifique se a casca está intacta. Quanto mais fina estiver a casca, com manchas, machucados ou com a polpa aparecendo, menos fresca é a mandioca. Observe a polpa na parte cortada da raiz: ela deve ter cor uniforme, sem manchas escuras ou azuladas, e deve estar úmida. Evite raízes cuja polpa tem aparência ressecada.

Mandioca

  1. Na fervura. De 15 a. 25 minutos.
  2. No vapor. De 15 a. 20 minutos.
  3. Na pressão. De 10 a. 20 minutos.
  4. No forno. 60 minutos. Temperatura 220ºC.

A substância tóxica da mandioca é conhecida como glicosídeo cianogênico. No entanto, ela é encontrada em menor quantidade na mandioca-mansa. A mandioca crua não deve ser consumida, e mesmo quando mal cozida, ela pode apresentar toxicidade.

Conheça 2 segredinhos na hora do preparo, confira:
Se a casca sair inteira, ela é nova. Caso saia "quebrando" é uma raiz mais velha, portanto mais dura. Nunca coloque a mandioca direto na água quente, comece com a água fria e cozinhe aos poucos. Caso contrário ela vai "encruar" e não vai cozinhar direito.

O tempo também varia em função do método de cozimento: na panela com água em ebulição, no vapor ou na panela de pressão. No caso da mandioca (ou macaxeira, como é conhecida em diversas regiões do Brasil), é preciso descascar e cortar em pedaços antes de cozinhar.

Colheita da mandioca
Na maioria das vezes, o tubérculo está pronto para ser colhido entre 14 e 16 meses após o plantio.

Um bom teste para ter certeza de que está tudo certinho é separar a casca do miolo com os dedos. Se ela se soltar com facilidade, quer dizer que seu aipim está perfeito para ser cozido com facilidade!

No caso da mandioca ter sido colhida no dia anterior ao processamento, é possível armazená-la durante a noite em tanques com água. O período de imersão em água não pode ultrapassar 12 horas, para prevenir a fermentação das raízes e consequentemente sua deterioração.