O que causa trombose?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Trombose venosa
É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma veia. Pode ser o resultado de doenças ou lesões nas veias das pernas, imobilidade por qualquer motivo, fratura, certos medicamentos, obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas atitudes que podem prevenir a manifestação da doença, sendo elas:

  1. Praticar exercícios ou fazer pequenas caminhadas regularmente.
  2. Manter um peso ideal.
  3. Mover as pernas após muito tempo em repouso.
  4. Utilizar meias elásticas.
  5. Evitar o uso de cigarro.

Os pacientes com trombose venosa profunda nos membros inferiores costumam apresentar os seguintes sintomas:

  • Inchaço do membro.
  • Dor.
  • Endurecimento da panturrilha.

Inchaço de uma perna, ou ao longo de uma veia específica; Dor ou falta de sensibilidade na perna; Vermelhidão ou arroxeamento do membro; Sensação de quentura no local do inchaço.

O problema gera um quadro de dor e edema (inchaço) no membro afetado por dificuldade de passagem de sangue por este trajeto venoso. Além disso, pode estar associada à soltura de parte destes trombos que vão migrar diretamente aos pulmões (embolia pulmonar).

Alimentação para prevenir a trombose

  • Frutas ricas em água na composição. A recomendação do topo da lista é caprichar na ingestão de água para evitar desidratação e inchaços. ...
  • Laranja, acerola e goiaba. ...
  • Amendoim contra trombose. ...
  • Pepino. ...
  • Alho para prevenir trombose. ...
  • Gengibre. ...
  • Abacaxi. ...
  • Salmão na alimentação para prevenir trombose.

"O diagnóstico da trombose depende da história do indivíduo, na qual seus fatores de risco são evidenciados, da avaliação clínica e dos resultados de exames diagnósticos. O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Geralmente essas dores ocorrem nas panturrilhas, ou batata da perna, coxas, tornozelos, pés região do joelho ou em qualquer outra parte das pernas. É mais comum ser sentida no período da noite, enquanto o indivíduo está em repouso ou durante atividades como corridas e caminhadas.

A trombose é uma doença ligada à formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Trata-se, assim, de uma questão de saúde vascular, já que o coágulo formado pode bloquear o fluxo de sangue e causar inchaço e dor na região.