O que causa queda de cabelo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 18 votos

A perda dos cabelos pode, ainda, ter como causas: infecções provocadas por fungos ou bactérias; traumas na região capilar; hábitos compulsivos de arrancar os próprios fios de uma determinada área, como cabeça, sobrancelhas ou barba; excesso de oleosidade que provoca a dermatite seborreica; aplicação exagerada de ...

A deficiência de vitaminas, como a vitamina D, vitamina B12 e ferro, pode levar à queda de cabelos. Essas vitaminas são importantes para a saúde do cabelo, pois ajudam a fortalecer as raízes e promover o crescimento saudável dos fios.

Os mais conhecidos são:

  • Minoxidil. O minoxidil é o medicamento mais usado em casos de queda de cabelo. ...
  • Finasterida. ...
  • Espironolactona. ...
  • Cetoconazol. ...
  • Alfaestradiol.

A boa alimentação é um cuidado essencial para diminuir a queda capilar. Uma de suas principais razões é a falta de vitaminas, proteínas e sais minerais no organismo. Esses nutrientes são abundantes em alimentos como frutas, verduras, vegetais folhosos, feijão, carnes vermelhas, peixes, ovos etc.

Entre os principais alimentos com queratina, proteína rica em aminoácidos, estão: peixe, ovo, carne, gelatina, leguminosas, frutas cítricas, leite e derivados. Essas comidas atuam no fortalecimento dos fios, além de prevenir e tratar a queda dos cabelos.

Geralmente, quem percebe a queda excessiva de cabelos são as pessoas cujo cabelo é longo, superior a 2 centímetros de distância da cabeça. É recomendado que não se avalie uma perda de cabelo baseado no que é visto no pente, mas sim, no surgimento de clareiras na cabeça e na espessura dos fios que caem.

Em casos suspeitos de eflúvio telógeno, que é o aumento da queda diária, está indicada a realização dos exames: hemograma, TSH, VDRL e ferritina.

Vitamina B7

Vitamina A: atua na renovação das células e desenvolvimento do tecido capilar. Vitamina B7: age na absorção da queratina, trata o cabelo de dentro para fora. Vitamina E: estimula a circulação sanguínea, evitando a queda e promovendo o crescimento.

As Vitaminas do Complexo B desempenham um papel importantíssimo no equilíbrio da saúde capilar. Enquanto a Vitamina B3 atua diretamente na circulação sanguínea do couro cabeludo, a Vitamina B5 e B12, respectivamente, ajudam a prevenir a queda de cabelo e a perda da coloração natural do fio.

Sobre a queda de cabelo, os fios que já estavam programados para cair vão se soltando e, na hora da lavagem, eles caem. Por isso, algumas pessoas têm a impressão de que cai mais cabelo quando lava, mas isso não é verdade.

A espironolactona e o alfaestradiol são ambos utilizados para tratar alopecia feminina. Mulheres também têm certa quantidade de testosterona no corpo, e é exatamente isso que faz com que o DHT seja gerado e implique na perda de cabelo. O que a espironolactona e o alfaestradiol fazem é reduzir a ação desse hormônio.

As frutas cítricas como laranja, morango, tangerina, kiwi, limão, abacaxi, ricas em vitamina C, são também responsáveis pela produção do colágeno, proteína essencial na estruturação dos fios capilares.

Conheça 8 alimentos que vão te ajudar a fortalecer o seu corpo e couro cabeludo!

  1. Cenoura. Um alimento versátil, a cenoura traz duas opções de nutrientes excelentes para quem quer combater a queda de cabelo. ...
  2. Salmão. ...
  3. Laranja. ...
  4. Aveia. ...
  5. Vinagre de maçã ...
  6. Frutas vermelhas. ...
  7. Espinafre. ...
  8. Castanha-do-Pará

Como fortalecer o cabelo fraco?

  1. Aumentar a ingestão de vitamina, ferro e zinco. A deficiência de vitaminas pode causar cabelos fracos. ...
  2. Tratamentos de condicionamento profundo. ...
  3. Tratamento de queratina. ...
  4. Alimentos ricos em proteínas. ...
  5. Massagem do couro cabeludo.

Porém, diferente de outros tipos de queda de cabelo, a derivada do estresse pode ser revertida e os fios voltam a crescer naturalmente (caso o quadro de estresse tenha passado). Isso pode ocorrer cerca de 6 meses após a queda se manifestar.

Um emocional fragilizado também afeta o sistema imunológico e, quando isso acontece, os primeiros sinais são manifestados através da pele, dos cabelos e das unhas. É por isso que é comum notar uma queda maior dos fios quando se está estressado, ansioso ou deprimido.