O que causa pedra nos rins?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada. A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante.

Reduza o consumo excessivo de sal
Essa substância, quando ingerida em excesso, consegue aumentar a produção de ácido úrico, cálcio, fósforo e oxalato, provocando o surgimento do cálculo renal. Logo, para evitar esse problema, o recomendado é que o indivíduo tenda a reduzir o consumo de sal!

Para eliminar as pequenas pedras nos rins e evitar que se forme outras é importante beber pelo menos 2,5L de água por dia e ter cuidados com a alimentação, como evitar o consumo exagerado de carnes e reduzir o consumo de sal.

Mas, afinal, o que causa pedra nos rins? Os cálculos renais surgem devido ao acúmulo de cristais presentes na urina e um dos fatores que influencia na formação deles é a baixa ingestão de líquidos, que acaba deixando a urina mais concentrada. Mas esse fator não é o único culpado!

Além disso, as Pedras nos Rins aumentam o risco de Infecção Urinária. Um quadro que pode provocar provocar choque séptico e até o óbito, principalmente em pacientes idosos. Pacientes que não tratam os cálculos renais têm 20% de chances de perda da função dos rins, chamada de insuficiência renal.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Cálculos de via urinária são transtornos para médicos e pacientes. Uma das medicações mais utilizadas no tratamento é a tansulosina, um alfa-bloqueador.

Como eliminar pedra nos rins com ajuda dos alimentos

  1. Evite alimentos excessivamente salgados. O sódio é altamente influente na formação de pedras nos rins. ...
  2. Beba sucos cítricos. ...
  3. Não consuma proteína animal exageradamente. ...
  4. Evite alimentos ricos em Oxalato.

Como é a dor da pedra no rim? A dor se caracteriza por início súbito, intenso, localizada na região lombar e comumente irradiada para a região lateral do abdome. Pode vir acompanhada de náuseas e vômitos.

A formação de cálculos no interior dos rins pode bloquear parte da via urinária, como o ureter. A dor em geral surge quando um cálculo, por mais minúsculo que seja, começa a se movimentar rumo à bexiga. Para algumas pessoas, ela pode ser mais discreta, mas dificilmente vai passar despercebida.

A litíase ou cálculo renal, popularmente conhecida como pedra nos rins, é uma condição considerada bastante comum e com alta taxa de recorrência. Estima-se que 5 a 15% da população vai sofrer com a doença em algum momento da vida.

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.