O que causa meningite?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 16 votos

É causada, principalmente, por bactérias ou vírus; mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas.

A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos.

Por isso, evitar o contato é a melhor forma de evitar contrair a doença. Existem também alguns cuidados gerais que podem ajudar a prevenir contra a meningite, por exemplo, manter sempre as mãos limpas e cobrir o rosto em casos de tosse ou espirros. As vacinas também são uma ótima forma de prevenção.

Geralmente, as bactérias que causam meningite bacteriana se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Já outras bactérias podem se espalhar por meio dos alimentos, como é o caso da Listeria monocytogenes e da Escherichia coli.

Os exames de urina e de sangue também podem ser solicitados para auxiliar o diagnóstico da meningite. O exame de urina pode indicar a presença de infecções, devido à visualização de bactérias e inúmeros leucócitos na urina, e, assim, pode ser indicada a realização da cultura de urina para identificar o microrganismo.

A meningite bacteriana é a mais grave, geralmente, é passado de pessoa para pessoa pelo contato com a saliva do portador da bactéria. Tosse, espirro, fala e beijo são exemplos de meios de transmissão. Nesse caso de meningite, a doença se instala quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro.

Em geral são de 2 a 10 dias, em média 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável. A meningite tuberculosa, em geral, ocorre nos primeiros seis meses após a infecção. É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces.

Tanto a bacteriana quanto a viral são transmitidas, basicamente, por contato próximo e gotículas. Segundo a especialista, essas gotículas são emitidas quando a gente espirra, conversa, tosse ou dá um beijo, por exemplo. Como eu posso me proteger? A melhor forma de combater a meningite é a vacinação na infância.

Os primeiros sintomas de meningite podem ser confundidos com os da gripe (influenza) e aparecerem de forma súbita. Tanto a meningite bacteriana, viral ou fúngica manifestam sintomas parecidos.

Já a meningite bacteriana é mais grave e precisa de mais atenção, “neste caso a doença pode deixar sequelas graves e o tratamento acontece em ambientes hospitalares, onde o paciente é isolado e tratado com antibióticos.