O que causa leucemia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 5 votos

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cada tipo de leucemia está relacionado com alguns fatores diferentes. Os principais são: LMA: tabagismo, exposição ao benzeno e à radiação ionizante (raios X e gama), proveniente de procedimentos médicos (radioterapia), Síndrome de Down, história familiar e idade.

Exposição a altas doses de radioatividade e idade avançada. Tabagismo e exposição prolongada a produtos químicos, como o benzeno e pesticidas. Síndromes genéticas, como a Síndrome de Down (em especial para as leucemias agudas) Uso prolongado de tratamentos com radiação e quimioterápicos.

A leucemia pode ser hereditária quando associada a alguma das síndromes de predisposição ao câncer ou quando há algum gene que explique o surgimento da doença. Por exemplo, crianças e adolescentes diagnosticados com Síndrome de Down e Síndrome de Li-Fraumeni possuem maior risco de desenvolverem leucemias.

Hábitos saudáveis, dieta equilibrada, prática de atividade física e evitar exposição a substâncias conhecidamente causadoras de doenças ajudam pelo menos a enfrentar o tratamento de uma maneira mais forte, afinal as comorbidades podem ser um fator impeditivo de alguns tratamentos.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, cansaço, palidez e fadiga, queda de imunidade, baixa na contagem de plaquetas, infecções persistentes, febre, hematomas, sangramentos espontâneos, aumento do baço e fígado ou manchas vermelhas na pele, que podem ser característicos em diversas outras doenças.

É importante saber que a leucemia não é contagiosa e nem hereditária (não é transmitida de pai para filho). Muitas pessoas confundem e pensam que uma leucemia é decorrente de uma forte anemia e isso não é verdade. As anemias ocorrem por diversas causas e não evoluem para leucemia.

Com leucemia, os pacientes com câncer costumam sentir dores nos quadris, nas pernas e no esterno. Depois que a dor nos ossos começa, você também pode sentir dores nas articulações e inchaço nas grandes articulações, como ombros e quadris.

Se diagnosticada precocemente, as chances de cura da leucemia são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos. “Mesmo certos tipos de leucemia que ainda não tem uma cura, tem tratamentos capazes de controlar a doença por décadas.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Pacientes com LMMC-1 tendem a viver mais do que aqueles com LMMC -2. Em um estudo de pacientes com LMMC diagnosticados entre 1975 e 2005, a média de sobrevida com LMMC-1 e LMMC-2 foram 20 meses e 15 meses, respectivamente. No entanto, alguns pacientes viveram muito mais tempo.

Idade. A leucemia mieloide aguda pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum à medida que as pessoas envelhecem. Gênero. A leucemia mieloide aguda é mais frequente em homens do que em mulheres, mas a razão para isso é desconhecida.

A leucemia linfoide crônica raramente é curada, ainda assim, a maioria dos pacientes vive bem por muitos anos com a doença. Alguns pacientes podem por longo tempo sem qualquer tratamento, mas a maioria eventualmente precisará ser tratada.