O que causa infecção urinária feminina?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 10 votos

Mas as causas por trás desse problema de saúde são diversas, entre elas higiene inadequada, histórico familiar, gestação, infecção hospitalar, atividade sexual e doenças crônicas, como diabetes. A infecção urinária pode afetar bexiga (quando ganha o nome de cistite), uretra (uretrite) ou rins (pielonefrite).

Fatores que acarretam a infecção urinária

  1. pouca ingestão de água.
  2. poucas idas ao banheiro para urinar.
  3. má higienização após evacuar.
  4. má higienização após urinar.
  5. má higienização após relações sexuais.
  6. alterações no hábito intestinal como diarreia ou constipação.
  7. infecções vaginais (vulvovaginites)
  8. stress.

Bebidas alcoólicas; Farinha branca e alimentos ricos em farinha, como bolos, biscoitos e pães.

Como aliviar as dores da infecção urinária

  1. Beba bastante água;
  2. Beba suco de cranberry ou alimentos e bebidas diuréticas;
  3. Não segure o xixi;
  4. Aumente o consumo de Vitamina C;
  5. Coma alimentos probióticos;
  6. Alivie as dores com compressa quente.

– Infecção Leve: É possível realizar o tratamento por meio do uso de antibióticos por via oral (por boca) em casa por 1 a 2 semanas. Entretanto, em alguns casos, o tratamento pode começar no hospital com antibióticos mais potentes pela veia por 1 a 2 dias até os sintomas melhorarem.

Geralmente, a infecção urinária é causada por bactérias, como Escherichia coli, Staphylococcus saprophyticus, espécies do gênero Proteus e do Klebsiella e o Enterococcus faecalis. Entre as bactérias citadas, a Escherichia coli destaca-se por ser a principal causadora da infecção urinária.

Como prevenir
* A exceção é o sexo anal ativo, pois a camisinha protege a uretra do homem, impedindo que ela tenha contato direto com as bactérias do ânus do parceiro ou da parceira. Urinar imediatamente após cada relação sexual é frequentemente sugerido como forma de reduzir o risco de cistite.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

O tratamento para a infecção urinária é realizado com o consumo de água e líquidos sem açúcar, como chás e sucos, exceto de frutas ácidas. Em algumas situações, antibióticos podem ser necessários. Os casos mais leves podem ser curados em até duas semanas.

O que devo evitar comer em caso de infecção urinária?

  • Bebidas alcoólicas, refrigerantes, chás e cafés;
  • Açúcares;
  • Carnes processadas e embutidos;
  • Alimentos ricos em farinha branca;
  • Comidas muito condimentadas ou picantes.

O ciprofloxacino, em geral, é indicado no tratamento de infecções bacterianas do trato urinário e respiratório.

Os melhores chás para infecção urinária são os de urtiga, pariparoba, erva-de-bicho, java, cavalinha, camomila, cabelo de milho e folha de abacate.

Os sintomas da infecção urinária na bexiga mais comuns são:

  1. necessidade frequente de urinar;
  2. queimação ao urinar;
  3. perda de urina, em alguns casos;
  4. febre;
  5. dor na parte inferior das costas;
  6. aumento da vontade de urinar a noite e.
  7. urina com aparência turva.

Um dos medicamentos mais receitados para aliviar a dor é a fenazopiridina (comercializada com o nome de Pyridium e Urovit). A substância também é indicada para amenizar o desconforto depois de cirurgia, exame ou trauma que irrite a mucosa do trato urinário baixo (que inclui uretra e bexiga).

Como é a dor de infecção urinária? A princípio se inicia com quadro de ardência ao urinar que piora progressivamente e dura por toda a micção. Se não diagnosticada e tratada, este quadro inicial, chamado de cistite, pode evoluir pela ascensão das bactérias pelo trato urinário até chegar aos rins.

“Durante o tratamento da complicação no sistema urinário, é prudente utilizar preservativos no caso de quem for manter as relações”.