O que causa herpes labial?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Geralmente, os sintomas de herpes labial aparecem quando há enfraquecimento do sistema imunológico. Isso pode acontecer por causa de outras doenças, como gripes e resfriados, estresse, insolação, entre outros. Em pessoas imunossuprimidas, os sintomas tendem a aparecer com maior frequência e mais intensidade.

Ela é transmitida através da saliva contaminada. Uma pessoa com uma lesão de herpes labial ativa tem sua saliva cheia de vírus.

Como tratar o herpes labial
Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Infelizmente, não existe cura definitiva para o herpes labial. O tratamento convencional consiste em antivirais orais (o famoso aciclovir) e algumas pomadas específicas.

Geralmente, esse aviso vem em forma de formigamento, dor, queimação e/ou coceira nos lábios, ou em outro local da pele onde podem acontecer as lesões características da doença.

A doença não tem cura e diversos fatores podem engatilhar ou agravar uma crise da doença, como estresse, exposição ao sol e até mesmo a alimentação.

Em caso de ferida, a médica explica ainda que é importante evitar alimentos ácidos, como laranja, limão, lima, abacaxi, pimenta e vinagre, que podem aumentar o desconforto e a dor.

Aplique gelo (cubos de gelo numa toalha húmida) ou uma embalagem fria diretamente na área infetada por alguns minutos, várias vezes ao dia. Isto aliviará a inflamação das lesões do herpes labial e proporcionará um alívio temporário.

O herpes labial é caracterizado por vesículas (lesões na pele) cheias de líquido que surgem nos lábios ou em regiões próximas aos lábios. Essa é uma condição extremamente comum, já que o vírus que causa as lesões é facilmente transmissível! Segundo a OMS, são mais de 3 bilhões de pessoas que carregam o vírus consigo.

Cristina Abdalla – Geralmente, a crise de herpes dura de 7 a 10 dias. Horas ou um dia antes do aparecimento das vesículas na pele, algumas pessoas pressentem a crise pelos sintomas desagradáveis de ardor, queimação ou coceira no local afetado, porque o vírus está replicando e caminhando pelo nervo.

Penciclovir, que deve ser aplicada por 4 dias a cada 2 horas; Aciclovir, que deve ser aplicada por 7 dias a cada 4 horas; Sulfadiazina de prata com nitrato de cério, que deve ser aplicada até a cicatrização da ferida, 3 vezes ao dia.

Conhecido pelo seu poder de cicatrização, o extrato de própolis é uma ótima opção de tratamento caseiro para herpes labial. Com propriedades antivirais e regeneradoras, o ingrediente atua impedindo o crescimento das lesões, diminuindo o tempo de duração das feridas.

O medicamento costuma ter sua dosagem variável de acordo com a gravidade da herpes, porém, comumente é indicado um comprimido de Aciclovir cinco vezes ao dia, entre intervalos de 4 horas. Ele deve ser consumido pelo tempo de cinco dias, porém, pode ser estendido conforme a intensidade do problema.

Pelo menos 80% da população adulta é portadora do vírus herpes simples, porém, a maioria das pessoas tem poucos ou nenhum sintoma e nem sabem que são portadoras. Quando há sintomas, estes surgem como ardor, queimação, fincadas ou incômodo na região da pele onde a doença se manifestar.